Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo (Loures)
1 - Identificação do Trilho
										Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:
                                    
										Nome do Trilho:
Eco-Escolas Eco-Trilho A Várzea e a Cidade (Escola Secundária Dr. António Carvalho Figueiredo)
                                    
Tipo de trilho: 1
										Extensão do percurso aproximada:
6km
                                    
										Duração aproximada:
1h20min
                                    
										N.º de postos/estações/paragens:
5
                                    
										Tema do Trilho:
Proteger a Saúde e a Biodiversidade.
                                    
										Temas das Estações:
Estação 1: A importância histórica e biológica do Rio de Loures. 
Estação 2: Promoção da Saúde em espaços verdes. 
Estação 3: Prática desportiva em espaços verdes. 
Estação 4 e 5: A Biodiversidade da Várzea e Costeiras de Loures
                                    
Fichas de Estações:
										Autores:
Elisabete Cortinhas, Manuela Banha e Lúcia Pereira
                                    
2 - Memória Descritiva
										Memória Descritiva:
O Eco -Trilho "A Várzea e a Cidade" uma organização conjunta das Equipas Peses e Eco-Escola. Sem dúvida uma manhã de diversão e contacto com a Natureza... A atividade contou com o apoio do Pingo Doce de Loures, que mais uma vez colaborou nas atividades do nosso Agrupamento e do Curso Profissional de Desporto, que prestou apoio em vários pontos  e promoveu atividades ao longo do Trilho. A pertinência deste projeto prendeu-se com o conhecimento e valorização do património natural da Cidade de Loures. 
O grande objetivo deste projeto foi envolver os alunos com o contexto natural e histórico que os rodeiam no dia a dia, permitindo-os observar, aprender, compreender, valorizar, divulgar e cuidar, da maravilhosa paisagem da Cidade de Loures. 
O trilho foi desenvolvido com a convicção de que a nossa melhor esperança para vivermos de forma sustentada reside numa educação para, e na, realidade quotidiana do dia a dia, através da criação de formas: de experimentar a natureza; compreender como esta se mantém em equilíbrio; desenvolver comunidades saudáveis; reconhecer as consequências das ações humanas sobre os ecossistemas e conhecer o local onde vivemos. 
O Eco-Trilho envolveu todas as turmas de 8ºano e decorreu no dia 11 de março, para isso contou com as disciplinas de Educação Física, Ciências Naturais e História, numa estreita articulação interdisciplinar. A adesão foi enorme e o entusiasmo dos aluno foi notória. Sem dúvida uma atividade a repetir nos próximos anos letivos.
                                    
3 - Elementos Opcionais
Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade:
 
                    