Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola Secundária de Caldas de Vizela (Vizela)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Trilho Termal_Escola Secundária de Caldas de Vizela

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
4,16 Km

Duração aproximada:
60 a 90 minutos

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Alterações Climáticas, Mobilidade Sustentável, Natureza, Biodiversidade, Floresta, Resíduos, Água, Eco-Inovação; Energia; Governança.

Temas das Estações:
1-Skate park (mobilidade sustentável e governança); 2-Posto de carregamento de veículos elétricos (Mobilidade sustentável, Alterações climáticas, Resíduos, Energia); 3-Bica Quente (Água); 4-Ponte Romana/Edifício das Termas de Vizela (Água); 5-Parque das Termas de Vizela- Entrada (Natureza, Biodiversidade, Floresta, Eco-inovação; 6-Casa da cultura/antigo matadouro (biodiversidade/Floresta).

Fichas de Estações:

Autores:
Miguel Azevedo; Pedro Marinho; Tomás Melo; Vítor Leite

2 - Memória Descritiva

No âmbito do projeto de turma “Ambiente e sustentabilidade” do 12º ano, escolhemos este tema para concorrer ao projeto Eco-trilhos. Depois da escolha do tema realizamos uma saída de campo com o professor de Biologia. Nessa saída definimos as estações e registamos fotos e notas de campo para posterior elaboração de um questionário sobre o trilho.
O questionário do trilho está cotado para 100 pontos e foi realizado num formulário do Google, partilhado por um qr code no próprio folheto. O uso deste questionário digital permite o envio de uma cotação final e poupar muito papel.
No questionário on-line é possível aceder à resenha histórica dos pontos de interesse/paragens, sensações propostas, temas e questões.
Por último, após reunirmos as fotos da saída de campo, elaboramos um folheto no Canva, que permite impressão e partilha digital. Na frente colocamos um pouco da história de Vizela e algumas fotos, com poucas informações técnicas, para não sobrecarregar a visão.
No interior foi colocado o mapa com ilustrações das paragens, qr code do pecurso (elaborado no wikiloc), qr code do formulário e símbolo da aplicação PlantNet, de modo a orientar os caminhantes na natureza.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade:

Os alunos na praça central da cidade de Vizela (Bica de água quente).