Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Colégio Monte Flor (Oeiras)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_ Colégio_Monte_Flor

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
Aprox. 6km

Duração aproximada:
Mín. 2h

N.º de postos/estações/paragens:
6 Estações

Tema do Trilho:
Entre a Serra e o Mar, vamos todos caminhar!

Temas das Estações:
Farol da Mama - Mar
Serra de Carnaxide - Floresta
Mãe D'Água - Água
Rio Jamor - Biodiversidade
Parque do Jamor - Alimentação e Estilos de Vida Saudáveis
Praia da Cruz Quebrada - Resíduos

Autores:
Alunos e Professores de 1º e 2º anos do Colégio Monte Flor

2 - Memória Descritiva

Todos os projetos desenvolvidos pelos alunos do Colégio Monte Flor, sejam no âmbito do programa Eco-Escolas, sem em qualquer outro domínio, assentam sempre numa Metodologia de Gestão de Projeto que se enquadra no modelo de Design Thinking proposto nesta iniciativa.
Assim, todos os projetos começam como uma Pergunta de Partida que dá origem a um Brainstorm, neste caso, envolvendo as turmas do 1º e 2º anos e que teve na sua origem a seguinte questão: “Como podemos criar um percurso que dê a conhecer as belezas Naturais de Carnaxide?”
A partir daqui, como em todos os outros projetos que desenvolvemos, os alunos lançaram ideias e propuseram trajetos, locais, atividades e temáticas a abordar. Foi de seguida elaborado, num mural de ambas as salas de aula (1º e 2º anos) um mapa mental e uma árvore de atividades com todos os aspetos a considerar para esta iniciativa: estações, atividades, informações e curiosidades.
Da divisão de atividades resultou que o 1º ano iria propor atividades alertas e perigos em cada estação e outras curiosidades a incluir em cada uma das paragens do percurso, sendo que iriam também, no âmbito do tema que estão a trabalhar este ano, incluir o nível de ruído existente em cada uma das estações e o 2º ano iria ficar encarregue de toda a informação histórica, ambiental e geral acerca de cada ponto de interesse.
Os passos seguintes incluíram o desenho do percurso em papel, a visita a cada um dos locais para recolha de informação, fotos, vídeos e dados referentes ao ruído e posterior compilação no Bloco de Notas Digital, no OneNote, partilhado entre todos, no Teams.
Depois de toda esta informação recolhida, foi criado o Mapa no Google Maps, que já usámos noutras ocasiões e por isso estávamos mais confortáveis.
Para testar o nosso Trilho, aproveitando a Mobilidade Erasmus+ que tivemos em abril, realizámos o trajeto com 29 alunos e professores da Croácia e de Espanha que estiveram a visitar o nosso Colégio. Para além disso, os alunos do 1º e 2º ano, em junho, irão realizar todo o percurso, numa atividade que decorrerá durante todo o dia, pois as dimensões do Trilho, de aproximadamente 6km e a idade dos alunos obriga a que este seja feito com mais tempo e ponderação.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: