Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022

Escola EB de Vilarinho de Bairro (Anadia)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_[Escola Básica de Vilarinho do Bairro]

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
5,27km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Sustentabilidade ambiental

Temas das Estações:
Biodiversidade; Alterações Climáticas; Espécies em Vias de Extinção; Oceanos; 3 R's; Poluição; Prevenção de Doenças e Atividade Física

Fichas de Estações:

Autores:
Núcleo de estágio de Educação Física e as 3 turmas de 9ºano.

2 - Memória Descritiva

Este percurso foi criado de modo a ligar a Escola à Lagoa de Torres, havendo a preocupação de passar por locais de interesse relevante para o tema do Eco-Trilho.
Por outro lado, procurou-se ir de encontro à atividade "Caminhada pelo Coração", cuja XIV edição aconteceu este ano letivo, definindo, assim, um trajeto alternativo para este evento, que visou envolver toda a comunidade educativa, sensibilizando todos os intervenientes para a educação ambiental e para a promoção da saúde.
O caminho foi percorrido algumas vezes, experimentando diferentes alternativas, até se encontrar o trilho mais adequado.
A Lagoa de Torres foi o destino escolhido pelo fato de ser um local aprazível que oferece as mais diversas utilizações, como: pesca, lazer, tranquilidade e contato com a natureza.
Ao longo do trilho foram definidos postos de controlo verificados por aplicação móvel com os “QR Code” das placas que assinalam as 7 estações com perguntas sobre a “Sustentabilidade ambiental”.
Os participantes realizaram este percurso com grande entusiasmo e total envolvimento nas atividades.

3 - Elementos Opcionais

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: