Onde está o Ecolápis? – Desafio Faber-Castell

Descrição e enquadramento

O desafio “Onde está o EcoLápis?” está de volta!

No ano letivo 2020/2021, foram muitos os alunos que levaram o Ecolápis a passear num espaço verde, escondendo esta personagem em parques, jardins e florestas. Este ano, o EcoLápis vai continuar as suas aventuras, no Mundo Aquático, visitando os rios e os oceanos. Fauna, flora e lixo marinho são alguns dos elementos que o Ecolápis vai encontrar. Vamos dar asas à imaginação!

Esta é uma iniciativa promovida conjuntamente pela ABAE e a Faber-Castell. Pretende-se assim, desafiar os alunos, sob a orientação do professor, para a elaboração de trabalhos originais de ilustração sobre o tema “Rios e Oceanos”, onde deve estar representada a personagem EcoLápis, “camuflado” na ilustração, para ser de difícil identificação.

Ecolápis

Objetivos

– Desenvolver conhecimentos, habilidades e atitudes no âmbito da Educação Ambiental para a Sustentabilidade;

– Conhecer o ciclo de vida do Ecolápis (através do estudo do material disponibilizado pela Faber-Castell: Brochura do Ecolápis + Cartaz com o ciclo do Ecolápis);

– Promover a reflexão sobre os impactos produzidos pela compra, utilização e desperdício dos produtos;

– Desenvolver a criatividade;

– Aplicar técnicas e materiais de desenho e pintura.

Destinatários

Podem candidatar-se escolas da rede Eco-Escolas de todo o país, sendo integradas nos seguintes escalões:

Escalão 1 – Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Escalão 2 – Escolas do 2º e 3º Ciclo

Escalão 3 – Secundário, Profissional e Superior

Cada escola poderá apresentar até 5 trabalhos por escalão.

 

Prazos 

Inscrição na atividade na Plataforma Eco-Escolas: Até 28 de fevereiro de 2022
Submissão dos trabalhos: Até 31 de maio de 2022

 

Submissão a concurso

– A Ilustração deverá ser desenvolvida numa folha de formato A4 ou A3;

– As propostas de trabalho deverão ser realizadas a cores, utilizando materiais de pintura (lápis de cor, canetas de feltro, aguarela, etc);

A personagem Ecolápis deverá ser reproduzida na íntegra (forma e cor), podendo ser fotocopiado e reduzido.
O tamanho mínimo da personagem não poderá ser inferior a 1 cm
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Informação solicitada
– Digitalização da ilustração, com boa resolução (formatos .pdf, .jpeg, .tif)
Detalhe da localização do Ecolápis na Ilustração (formatos .pdf, .jpeg, .tif)
– Memória descritiva (apresentação do trabalho, investigação sobre o tema, envolvimento dos alunos, etc)

[Nota: Não é necessário enviar o trabalho original por correio. Contudo, agradecemos que este seja guardado até ao final do ano letivo, uma vez que pode ser solicitado para efeitos de exposição.]

 

Critérios de Avaliação

Os trabalhos serão avaliados com base nos seguintes critérios:

  • Cumprimento do regulamento do desafio;
  • Qualidade gráfica (aplicação de técnicas de desenho e pintura);
  • Originalidade e criatividade;
  • Resultado final
Júri


O júri será constituído por elementos da ABAE, da Faber-Castell, e por elementos da Comissão Nacional Eco-Escolas.

Prémios e Menções Honrosas

A definir.
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