Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Jardim-Escola João de Deus do Entroncamento (Entroncamento)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Criação e instalação de comedouros para aves

Breve descrição da ação:
A ação foi realizada pelos alunos do 3.ºano, onde idealizaram um projeto que permitisse a conservação e proteção das aves.
Inicialmente, os alunos em conjunto com o professor escolheram o local mais adequado para a instalação dos comedouros. Posteriormente, foi realizada uma pesquise acerca dos materiais que poderiam ser utilizadas na construção. A partir daqui, os alunos iniciaram a criação dos comedouros a pares, utilizando material reutilizado, nomeadamente pacotes de leite, cartão, desperdício de lápis e restos de tecido e papel para a decoração. Após a sua construção, os comedouros foram colocados no local planeado inicialmente.

Intervenientes:
Alunos do 3º Ano da Escola João de Deus – Entroncamento

Data de realização:
19 de maio de 2023

Local de realização:
Jardim-Escola João de Deus - Entroncamento - Recreio

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Os resultados obtidos foram muito positivos. As aves procuraram os comedouros para se alimentar, o que premiou o esforço dos alunos na concretização deste projeto.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Local;
Pesquisa;
Construção;
Implementação.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
As fontes de pesquisa foram os meios digitais “internet” e a “Grande Enciclopédia Infantil”.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Este projeto permitiu consolidar os conteúdos abordados em sala de aula, nomeadamente o tema “Seres Vivos – Animais”, importância do meio físico na vida dos seres vivos.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
PRESERVAR É CUIDAR!

Póster digital (PDF):