Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Jardim de Infância/Escola Básica nº1 de Arganil (Arganil)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
Recuperar para manter a biodiversidade

Breve descrição da ação:
Restaurámos e melhorámos algumas construções realizadas no ano anterior como os ninhos, os comedouros, o hotel dos insetos, o depósito da água da chuva e o charco, que mantêm alguma biodiversidade no exterior da escola. Por outro lado dinamizámos atividades para sensibilizar, responsabilizar e formar cidadãos conscientes e intervenientes na preservação da biodiversidade.

Intervenientes:
Crianças e alunos do JI/EB1 de Arganil, docentes, assistentes operacionais e comunidade local.

Data de realização:
Durante o ano letivo

Local de realização:
JI/EB1 de Arganil e mata limítrofe.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Procurámos sensibilizar não apenas os nossos alunos, mas envolver também os encarregados de educação e a comunidade local que acompanharam as acções que fomos desenvolvendo.
A construção dos hotéis de insetos, assim como o charco, acolhem diversos insetos e alimentam aves e animais de pequeno porte.
O facto de realizarmos a recolha de materiais naturais para o compostor, permitiu às crianças observar a ação das minhocas e utilizar posteriormente o composto na horta biológica.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Iniciámos com ações de sensibilização sobre a importância da biodiversidade, passámos à recuperação das construções no exterior da escola e plantámos a horta e o jardim biológico. Recolhemos diversos tipos de plantas e agrupamo-las pela sua utilidade e importância para a vida na terra. Finalmente, os alunos foram desafiados a descobrir no exterior da escola que seres vivos conseguiam encontrar desde insetos, aves, plantas, batráquios etc. Foi aqui que descobriram a importância do nosso charco, além da plantas, peixes e rãs que aí vivem, atrai muitos insectos, serve de bebedouro aos pássaros locais e acolhe pequenos seres unicelulares que observaram na lupa binocular no laboratório.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
As acções dinamizadas permitiram aos alunos concretizar as aprendizagens que fizeram sobre a importância da biodiversidade, contribuindo para o desenvolvimento de valores, atitudes e práticas responsáveis. Possibilitaram ainda, observar alterações na vida animal e vegetal no exterior da escola, através da manurtenção dos diferentes espaços relacionados com a temática.
O facto de fazermos também a compostagem permitiu analisar a qualidade dos alimentos horticolas que cultivamos na horta, pela ação do húmus.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
“Riscos globais Biodiversidade” Maria Amélia
“Biodiversidade o que é e porque é importante” Elena Casetta /Silvia Di Marco

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
As atividades foram transversais aos diferentes conteúdos curriculares, considerando na educação Pré-escolar as OCEPE e no 1º ciclo as AE.
Foram dinamizadas atividades na área do Conhecimento do Mundo, Estudo do Meio, Expressão e Comunicação ( expressões, matemática, Português) e Área da Formação Pessoal e Social.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Só o exemplo responsável dos adultos pode mudar a atuação das gerações futuras.

Póster digital (PDF):