Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos (Salvaterra de Magos)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ação realizada:
Instalação de Caixas-ninho

Breve descrição da ação:
Construção de quatro caixas-ninho para aves reutilizando caixas de M.O.C. (Microscópio Ótico Composto) e lupas binoculares para instalação na Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos (AESM).

Intervenientes:
Alunos da turma 11º I do Curso Profissional de Técnico de Análises Laboratoriais

Data de realização:
Ao longo do ano letivo (de novembro a junho)

Local de realização:
Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A AESM aboliu os toques entre aulas o que permitiu o regresso das aves ao seu espaço. Assim, era necessário criar espaços adequados para que as diferentes espécies.
Cada modelo de caixa-ninho foi feito a pensar nas especificidades das espécies-alvo, tendo também em atenção o local/habitat a instalar.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1 - Pesquisa sobre o tipo de aves presentes na região;
2 - Saída de campo na escola para selecionar o local de instalação das caixas ninho;
3 - Preparação das caixas reutilizadas;
4 - Construção das caixas-ninho;
5 - Instalação das caixas-ninho no recinto escolar.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Foram colocadas quatro caixas ninho na nossa escola.
Desde a sua instalação já foram vistas aves em três das quatro caixas.
Os autores da iniciativa esperam conseguir sensibilizar e despertar o interesse da comunidade escolar pelas aves.
Pretendemos monitorizar as caixas-ninho. E esperaremos pela próxima primavera para ver se o casal volta a ocupar a caixa-ninho e reproduzir-se com sucesso.
Entre as espécies da biodiversidade local encontram-se o peneiro-vulgar, a cotovia-de-poupa e o pardal.
As caixas ninho estão em perfeita harmonia com o contexto em que se inserem.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Projeto realizado nas aulas de Qualidade Segurança e Ambiente, na UFCD de Qualidade Ambiental.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
As aves voltaram à nossa escola, É UMA PENA se elas não puderem ficar

Póster digital (PDF):