Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23
Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos (Salvaterra de Magos)
Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior
Ação realizada:
Instalação de Caixas-ninho
Breve descrição da ação:
Construção de quatro caixas-ninho para aves reutilizando caixas de M.O.C. (Microscópio Ótico Composto) e lupas binoculares para instalação na Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos (AESM).
Intervenientes:
Alunos da turma 11º I do Curso Profissional de Técnico de Análises Laboratoriais
Data de realização:
Ao longo do ano letivo (de novembro a junho)
Local de realização:
Escola Básica e Secundária de Salvaterra de Magos
Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A AESM aboliu os toques entre aulas o que permitiu o regresso das aves ao seu espaço. Assim, era necessário criar espaços adequados para que as diferentes espécies.
Cada modelo de caixa-ninho foi feito a pensar nas especificidades das espécies-alvo, tendo também em atenção o local/habitat a instalar.
Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1 - Pesquisa sobre o tipo de aves presentes na região;
2 - Saída de campo na escola para selecionar o local de instalação das caixas ninho;
3 - Preparação das caixas reutilizadas;
4 - Construção das caixas-ninho;
5 - Instalação das caixas-ninho no recinto escolar.
Registo fotográfico das principais etapas do projeto:
Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Foram colocadas quatro caixas ninho na nossa escola.
Desde a sua instalação já foram vistas aves em três das quatro caixas.
Os autores da iniciativa esperam conseguir sensibilizar e despertar o interesse da comunidade escolar pelas aves.
Pretendemos monitorizar as caixas-ninho. E esperaremos pela próxima primavera para ver se o casal volta a ocupar a caixa-ninho e reproduzir-se com sucesso.
Entre as espécies da biodiversidade local encontram-se o peneiro-vulgar, a cotovia-de-poupa e o pardal.
As caixas ninho estão em perfeita harmonia com o contexto em que se inserem.
Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
http://www.avesdeportugal.info/files/Guia_pr_tico_de_observa_o_de_aves_no_distrito_de_Santar_m.pdf
Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Projeto realizado nas aulas de Qualidade Segurança e Ambiente, na UFCD de Qualidade Ambiental.
Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
As aves voltaram à nossa escola, É UMA PENA se elas não puderem ficar
Póster digital (PDF):