Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola EB 1,2,3 c/ JI Pedro de Santarém (Lisboa)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Concurso de sensibilização para a reflorestação

Breve descrição da ação:
A Ideia desta atividade centrou-se na sensibilização de toda a comunidade educativa para uma prática sustentável, ambiental, nomeadamente na plantação simbólica de árvores, com o apoio de algumas instituições nossas parceiras, Cruz Vermelha, Junta de Freguesia, Associação de Pais, YOUG BIRDS UNITED.
Para isso foi lançado a toda a escola a Campanha "1 aluno=1 Árvore", por forma a criar 40 embaixadores ambientais, que representaram toda a comunidade participante nesta campanha. Esta atividade terminaria com estes embaixadores a realizarem um acampamento, com a finalidade de plantar todas as árvores recolhidas.

Intervenientes:
O desafio foi lançado a todos professores, auxiliares e alunos, aos 4 ciclos da nossa escola - Pré, 1º 2º e 3º ciclos, com o intuito de promover a sustentabilidade ambiental no nosso planeta.
Com o apoio Cruz Vermelha, Junta de Freguesia, Associação de Pais, YOUG BIRDS UNITED.

Data de realização:
Maio e Junho

Local de realização:
Parque Natural da Serra da estrela

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Reflorestar toda a zona tão fatigada pelos últimos incêndios naquela zona.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Pesquisa das áreas de interesse dos alunos.
Procurar uma problemática do nosso país.
Elaboração em conjunto com os alunos uma ideia para a atividade, de onde surgiu o concurso.
Elaboração dos cartazes para toda a campanha.
Reuniões com as várias entidades, para apoios e perceber a possibilidade do local a realizar a atividade.
Sensibilização de toda a comunidade educativa para a atividade.
Recolha das árvores.
Acampamento e plantação com o apoio das autarquias e das entidades já referidas.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Até ao momento já foram recebidas algumas árvores e alunos interessados, em participar nas atividades, na 1º semana de junho teremos os resultados finais.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Aplicação canva para a elaboração de cartazes.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Este trabalho foi articulado em algumas turmas envolvendo as disciplinas de português, ciências naturais, cidadania e EV.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
1 aluno=1 árvore

Póster digital (PDF):