Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Secundária de Fafe (Fafe)

Escalão: Escalão 3 - Secundário, Profissional e Superior

Ação realizada:
Biodiversidade na Escola - Jardim dos Polinizadores

Breve descrição da ação:
O projeto Biodiversidade na Escola - Jardim dos Polinizadores pretende contribuir localmente para a estabilidade das populações de insetos polinizadores ao implantar nos espaços exteriores da escola, um jardim com plantas autóctones que atraem estes animais. Investigamos sobre os principais problemas que afetam a biodiversidade do nosso planeta e ficamos sensibilizados pela situação atual de declínio das populações de insetos polinizadores. Com esta ação pretendemos contribuir para a manutenção da biodiversidade de insetos polinizadores, promovendo a estabilidade das cadeias alimentares e a preservação do equilíbrio dos ecossistemas.

Intervenientes:
Cristiano Queirós, Nº 7; Diana Magalhães, Nº 8; João Castro, Nº 14, Manuela Melo, Nº17 - 10.ºG (10.º ano do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias) - promotores. Os restantes alunos e professores do Conselho de Turma do 10.º G estão também envolvidos no projeto. Como colaboradores temos: a autarquia e o Horto Casimiro.

Data de realização:
Ao longo do ano letivo

Local de realização:
Espaços exteriores da Escola Secundária de Fafe

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Infelizmente, as populações de abelhas e de outros insetos polinizadores no mundo todo estão a enfrentar desafios significativos, como perda de habitat, uso excessivo de pesticidas, mudanças climáticas e doenças. Esses fatores têm contribuído para o declínio das populações de abelhas, o que representa uma séria ameaça para a polinização e a biodiversidade. Ficamos conscientes de que, por exemplo, as abelhas desempenham um papel fundamental na natureza e na sustentabilidade dos nossos ecossistemas, e reconhecemos a sua importância vital, que pode ser compreendida em vários aspectos, como por exemplo:
Polinização: As abelhas são agentes polinizadores essenciais para muitas plantas e culturas agrícolas, ao transferirem o pólen das partes masculinas para as partes femininas das flores, permitindo a fertilização e a produção de sementes e frutos.
Biodiversidade: As abelhas desempenham um papel crucial na manutenção da biodiversidade, ao contribuir para a reprodução de plantas nativas, ajudando a preservar ecossistemas diversos e equilibrados.
Preservação dos habitats: Ao construírem as suas colmeias, as abelhas contribuem para a criação e preservação de habitats importantes para uma variedade de espécies.
Deste modo, é crucial adotar medidas de conservação e proteção das abelhas para garantir a continuidade das suas funções ecológicas vitais. Com o nosso projeto decidimos contribuir localmente para a preservação das populações de insetos polinizadores. Planeamos e projetamos a instalação de um Jardim de Polinizadores nos espaços exteriores da nossa escola, complementando o Jardim das Aromáticas e o Jardim das Suculentas construídos em anos letivos anteriores.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Primeiramente, começamos por decidir o local onde pretendíamos construir o nosso jardim e retiramos medidas.
De seguida, fizemos um esboço de como imaginamos o nosso jardim dos polinizadores.
Fizemos a listagem de todos os materiais necessários, incluindo a listagem de todas as plantas.
Pesquisamos as plantas autóctones que atraem polinizadores e as suas necessidades de humidade, solo e fotoperíodo e selecionamos, as plantas de acordo com estes critérios.
Apresentamos o nosso projeto na reunião de Eco-Conselho e à Direção da Escola.
A autarquia visitou a Escola para a preparação do terreno a implantar o jardim,
Aguardamos condições meteorológicas ideais para fazermos a plantação das espécies de plantas e implantarmos o Jardim.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
O resultado físico e visível mais importante do nosso projeto é o plano detalhado do Jardim dos Polinizadores em fase de implantação.
Ao nível atitudinal, a sensibilização da comunidade escolar para a importância da preservação dos insetos polinizadores foi um dos resultados obtidos que mais nos satisfez, uma vez que, sentimos que a maioria dos alunos ainda não tinha despertado para esta problemática ambiental nem para os impactes que daí advirão, sobretudo, ao nível das cadeias alimentares.
Outro aspeto que destacamos é o interesse das entidades representadas no Eco-Conselho pelo nosso projeto e o apoio dos professores.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
No âmbito da área disciplinar de Cidadania e Desenvolvimento, subordinado ao domínio de Educação Ambiental, decidimos desenvolver o tema da biodiversidade em articulação com a disciplina de Biologia e Geologia, designadamente na unidade 0 intitulada "Biodiversidade". Contámos também com a intervenção da disciplina de Português, na revisão de textos, expressão e comunicação escrita.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
PRESERVE os INSETOS POLINIZADORES, PROTEJA O FUTURO: JUNTOS PELA POLINIZAÇÃO E EQUILÍBRIO GLOBAL!

Póster digital (PDF):