Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Casa do Povo de Vialonga (Vila Franca de Xira)

Escalão: Escalão 1 - Jardins de Infância e Escolas do 1º Ciclo

Ação realizada:
construção de lago para tartaruga

Breve descrição da ação:
Na instituição já existe uma tartaruga Graptemys Pseudogeographica há 6 anos, num aquário construído com uma caixa plástico grande. Este ano o espaço tornou-se muito reduzido para a Ninja, pelo que a educadora da sala, em debate com o grupo, discutiu o que fazer para ajudar a melhorar as condições de vida da amiga tartaruga.
Decidiu-se que seria melhor criar um espaço no exterior, maior e mais visível para toda a comunidade educativa, já que a inscrição no projeto recreios com vida, também a isso convidava. Assim, dado a complexidade do projeto, a educadora pediu a colaboração dos encarregados de educação para a construção do lago. Havendo pais disponíveis para tal, a Direção da instituição foi chamada a reunir, para apresentação, discussão do projeto. Apresentaram-se algumas ideias e fotos de lagos, afim, de se ver da viabilidade da realização do projeto e qual o local mais apropriado. Entretanto, criou-se um grupo de whatsapp com os pais disponíveis para trabalhar (7), a coordenadora da instituição, uma das coordenadoras Eco-escola e alguns elementos da direção. Foram-se trocando ideias, escolhendo materiais e marcaram-se as datas de concretização do projeto, devido à dificuldade de aceder à eletricidade, não se colocou bomba com filtro para limpeza da água, mas fez-se ligação a uma válvula para podermos despejar facilmente a água da banheira de modo a aproveitar para a horta e facilmente se enche a banheira com água do poço.

Intervenientes:
Além dos adultos já referidos o projeto, este contou com a colaboração das crianças e adultos das salas dos 4 e 5 anos e de uma sala de 2 anos da creche, para a pintura das tábuas que servem de vedação do espaço, além da preciosa ajuda do porteiro da instituição que se disponibilizou para estar presente e trabalhar de forma ativa nos 3 sábados estipulados para o efeito.

Data de realização:
A reunião com a Direção foi a 9 de fevereiro e a construção do lago prolongou-se entre dia 15 de abril e o dia 6 de maio. A Inauguração foi no dia 9 de maio.

Local de realização:
Decidiu-se construir o lago junto da horta biológica e do recreio das salas de 5 anos, onde se está a desenvolver o projeto “Recreios com vida”.

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
A Ninja já existia há 6 anos e fez parte de dois grupos da Educadora Ana Paula Mourato, sendo alimentada diariamente pelas crianças da sala, necessitando de mais espaço habitacional, por ter crescido demasiado. É um elemento vivo da sala, que promove o interesse e preocupação pelo bem-estar animal, contribuindo para o desenvolvimento de valores, atitudes e práticas que concorrem para a formação de cidadãos conscientes e participativos, sendo assunto constante de conversa e alegria na sala e em casa; as crianças da sala além de observarem o dia-a-dia da tartaruga e aprenderem quais as suas necessidades alimentares e de higiene consultaram livros e a Net para conhecerem melhor a sua origem e caraterísticas; aprenderam que a nossa tartaruga não é originária do nosso país mas sim da américa (Mississipi) e por essa razão, não pode ser largada nos nossos rios, de forma a não prejudicar as nossas tartarugas autóctones (cágados);

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
• Diagnóstico da necessidade de criar espaço maior para a Ninja
• Criação do grupo de trabalho
• Reunião com direção e aprovação do projeto
• Criação do grupo whatsapp
• Discriminação e distribuição de tarefas:
• Preparação de materiais: cimento, areia, gravilha, parafusos, pás, serra, picareta, paletes usadas, reutilização banheira velha, canos, válvula, tapete de relva, rede, alicates, pregos, dobradiças, lona, pedras para decorar, tintas, pincéis.
Divulgação no youtube : https://www.youtube.com/watch?v=0Xuy0o97Uac

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
O espaço ficou muito mais colorido e alegre.
A Ninja ficou com melhores condições de vida, apesar de se mostrar ainda insegura porque se está a adaptar à água fria, à rua e a novos sons.
As crianças das outras salas e os adultos, mostram interesse em conhecer a Ninja e interagem junto do espaço, conversando sobre ela... todos os dias há crianças e pais que vêm visitar o lago antes de irem para casa.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Pinterest;
grupo do facebook das tartarugas aquáticas de Portugal,
enciclopédia “ os segredos da natureza e vários outros livros de animais
Wikipedia.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
As aprendizagens nesta faixa etária devem desenvolver-se num ambiente lúdico, mas sempre com objetivos pedagógicos coerentes com as metas que pretendemos atingir. As Orientações Curriculares para a Educação pré-escolar (OCEPE) estão sempre presentes na nossa mente, quando planeamos qualquer projeto, pois contemplam sempre a área do Conhecimento, neste caso o domínio Conhecimento do Mundo Natural. Mas, além desta área, as atividades realizadas podem incluir-se também noutras áreas curriculares, nomeadamente a área da Formação pessoal e Social e a área da Expressão e Comunicação, os domínios da matemática (contaram as tábuas que pintaram e quantas havia de cada cor), a abordagem à escrita e leitura (consultaram livros e sites, ouviram ler o que lá estava escrito, escreveram o nome da tartaruga), linguagem oral e o domínio da educação artística foram também muito exploradas durante o projeto com debates e desenhos. Procurámos motivar as crianças, realizando pesquisas e planeando o trabalho em conjunto.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Valorizar a vida é cuidar das vidas que nos rodeiam.

Póster digital (PDF):