Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Colégio INED (Porto)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Recolha de lixo na praia

Breve descrição da ação:
Atividade em parceria com a Brigada #AMARoMAR e Projeto Coastwatch

Intervenientes:
5.º ano, 8.º ano, 11.º ano e Representantes Eco-Escolas

Data de realização:
dias 9 e 11 de maio

Local de realização:
Praia do Castelo do Queijo

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Preservar os habitats marinhos é crucial para proteger a biodiversidade marinha. Estes ecossistemas abrigam inúmeras espécies, muitas das quais ainda desconhecidas pela ciência. Cada criatura marinha desempenha um papel específico na cadeia alimentar e na manutenção do equilíbrio dos ecossistemas. A perda de um único elo nesta cadeia pode ter efeitos cascata prejudiciais em todo o ecossistema.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1 - Ação de formação via teams sobre o projeto Coastwacth (9 de março);
2 - Visita à praia e observação e registo dos animais, das algas, das plantas, do tipo de zona costeira, de eventual poluição (resíduos, poluição sonora, contaminações, riscos e ameaças ao habitat;
3 - Visita à praia com a CMPorto e Autoridade Marítima Nacional
4 - Recolha de lixo e limpeza da praia

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Recolha de 7Kg de lixo na praia;
Identificação de várias espécies marinhas;
preenchimento do questionário ambiental.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
A disciplina de Ciências Naturais no 5.º ano de escolaridade trata temáticas relacionadas com as características e as dinâmicas do planeta Terra e promotoras da educação científica dos alunos, ajudando-os a: b) perceber a diversidade dos seres vivos que vivem no planeta Terra e as interações que estes estabelecem com o meio;
Na disciplina de Ciências Naturais, no 8.º ano de escolaridade, abordam-se temáticas relacionadas com as características que fazem da Terra um planeta com vida e com a sua sustentabilidade e promovem a educação científica dos alunos, ajudando-os a:
b) explorar algumas das características da biodiversidade e das dinâmicas existente nos ecossistemas;
A Biologia e a Geologia de 10.º e 11.º anos, são áreas científicas cruciais para o exercício de uma cidadania responsável, face à necessidade de compreender problemas e tomar decisões fundamentadas sobre questões que afetam as sociedades e os subsistemas do planeta Terra.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
Protege, Preserva, Vive: Juntos pelos Habitats Marinhos!

Póster digital (PDF):