Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola EB/S de Rebordosa (Paredes)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
“A patrulha girassol entrou em ação e criou um mini jardim e horto num espaço exterior degradado da escola.”

Breve descrição da ação:
Os alunos começaram por desenhar um esboço da sua própria ideia de como seria o jardim/horto ideal. Foi feita uma votação para escolher um entre os vários desenhos. Os alunos também distribuíram entre si quem trazia as espécies hortícolas, ervas aromáticas e as flores. Também foi pedido aos alunos que trouxessem vasos feitos com garrafas e garrafões de plástico decorados por eles, ou de outros materiais com o intuito de reciclar ou reutilizar materiais.
Já no exterior prepararam o terreno, arrancando ervas, colocando e espalhando terra mais fértil no local de cultivo. Nas aulas de EV|EA os alunos do 8ºRA começaram por decorar algumas paletes, que estavam abandonadas nos terrenos da escola, pintando-as com cores aos seus gostos; pintaram igualmente as placas com a identificação da turma e do projeto. Fizeram, ainda, uma placa com o nome da turma.
O desenho aprovado começou a ser posto em prática, com a recuperação de pedras soltas para fazer a divisão dos espaços, bem como com a utilização de pneus abandonados, e foram sendo plantadas as espécies trazidas pelos alunos. Os limites do espaço foram as paletes pintadas que funcionaram como uma cerca para a proteção do espaço.

Intervenientes:
A Turma RA do 8º ano e as professoras Cândida Almeida (Diretora de Turma, professora de Português) e Anabela Gonçalves (professora de EV|EA). Numa fase inicial os professores César Pinto e Joaquim Rodrigues, respetivamente docentes de Educação Física e de Cidadania e Desenvolvimento (no âmbito do domínio do Ambiente e Sustentabilidade) também colaboraram de forma pontual.

Data de realização:
Desde o início do ano letivo, setembro.

Local de realização:
Escola Básica e Secundária de Rebordosa, Paredes

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Proteger a flora local ao trazê-la de espaços exteriores por vezes ao abandono, para um espaço onde vai ser cuidada. Consciencializar os alunos para a biodiversidade local e a para a importância da interdependência que as diferentes espécies têm, por exemplo as flores e a polinização feita pelos insetos e pelas aves. Incentivar comportamentos responsáveis em relação à natureza pelo impacto que tem na mesma.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
Projeto de turma, no âmbito da semana PBL (Project Basead Learning), cujo tema era a Saúde Mental, de melhorar e embelezar o espaço escolar, criando uma área de lazer e bem-estar ao cultivar um mini jardim /horto, onde todos os alunos da turma possam trabalhar em conjunto, e passar tempo ao ar livre em contacto com a natureza, sendo já um facto que atividades como estas ajudam a preservar e a melhorar a nossa saúde mental;
- Apresentação na aula de EV|EA, do projeto Eco Escolas Biodiversidade: Preservar e Regenerar, que ia ao encontro do projeto da turma;
- Investigação sobre o design de pequenos jardins e hortos;
- Desenho de esboços e escolha de um para pôr em prática;
- Ida para o terreno escolhido, limpá-lo e colocar terra fértil;
- Pôr em prática o esboço escolhido, adaptá-la consoante alguns percalços:
. divisão das áreas com pedras e pneus;
. colocação da cerca com as paletes pintadas;
. plantação das plantas e colocação dos vasos.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
O tempo passado ao ar livre, a trabalharem num projeto comum, que vai deixar a sua marca na escola, teve impacto muito positivo no comportamento dos alunos e nas relações entre eles e entre os professores envolvidos. Sentirem que estavam a contribuir para algo de bom e positivo ajudou muito na autoestima destes alunos. Num futuro próximo, os alunos desta turma gostavam que todas as turmas seguissem o seu exemplo e pudessem criar o seu espaço verde. Assim os alunos poderiam valorizar e cuidar mais do espaço escolar, preocupando-se com o ambiente e a sustentabilidade e desenvolvendo competências.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Livros sobre fauna e flora e sites da Internet sobre o design de jardins e hortos e decoração dos mesmos com materiais reciclados.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
EV|EA: Desenho de ideias e formas, desenvolvendo o pensamento e a inteligência espacial; comunicação de ideias, utilizando diferentes meios e processos; design, arquitetura paisagista e técnicas de pinturas e reciclagem de materiais.
Português: o projeto permitiu desenvolver, essencialmente, as competências da expressão oral e escrita, recorrendo sobretudo a estratégias para apresentarem e defenderem opiniões.
Educação Física: prática de atividade física e algum desenvolvimento da massa muscular.
Cidadania e Desenvolvimento: Sustentabilidade e Ambiente.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
“A PATRULHA GIRASSOL PREOCUPA-SE COM O AMBIENTE, AO CUIDAR DA TERRA TAMBÉM CUIDA DA SUA MENTE!”

Póster digital (PDF):