Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola Básica Alexandre Herculano - Santarém (Santarém)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Corte/Erradicação de Invasoras e Limpeza e Manutenção de um terreno da escola.

Breve descrição da ação:
As professoras coordenadoras ao proporem alguns desafios Eco-Escolas, os alunos do Clube do Ambiente e do 5ºD ao escolherem este desafio. Fizeram um diagnóstico pela escola e decidiram eliminar parte das canas que invadem parte do terreno escolar e também limpar e regenerar um terreno de encosta localizado na escola.

Intervenientes:
Alunos e professores do Clube do Ambiente e da turma D do 5ºano da escola.

Data de realização:
Ao longo do ano letivo

Local de realização:
Espaço escolar

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
As espécies invasoras existem por todo o país, muitas vezes de difícil controlo ou eliminação. Na escola existem canas, silvas e azedas como espécies invasoras identificadas. As canas existem numa grande área na região. Elas impedem o desenvolvimento de outras espécies nativas existentes na escola, alteram o habitat de alguns animais e modificam os solos. Com esta ação pretendeu-se recuperar os ecossistemas naturais. A limpeza de um espaço escolar (terreno de encosta) foi outra atividade que consideramos importante realizar na escola. Com ela pretendeu-se criar espaços mais limpos, agradáveis, verdes e produtivos.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
1 - Os alunos do Clube do Ambiente iniciaram este desafio definindo as áreas ocupadas pelas canas a cortar/arrancar. 2 - A turma do 5ºD abarcou a limpeza de terrenos, escolhendo dois espaços, um de encosta e outro de zona mais plana. 3 - Algumas sessões semanais do Clube do Ambiente foram dedicadas ao corte/abate de canas no recinto escolar junto à casinha do ambiente. 4 - Os alunos do 5ºD em trabalho colaborativo com os alunos do Clube do Ambiente, limparam o terreno, cortaram silvas, retiram lixo, podaram árvores de fruto e arbustos. Concluíram assim a tarefa a que se tinham proposto.

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Os espaços ocupados pelas canas foi limpo, ficando mais arejado e disponível para plantações de outras espécies bem adaptadas. A limpeza dos espaços escolares foi notória, ficando limpo, mais agradável e mais produtivo. Com a redução ou controle das invasoras irá melhorar a biodiversidade local e o funcionamento dos ecossistemas, em detrimento de espécies nativas, como a oliveira, azinheiras e medronheiros. A beleza física dos espaços escolares torna os ambientes escolares mais apetecíveis, para alunos e todos os restantes profissionais que trabalham na escola.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
As atividades realizadas neste desafio basearam-se essencialmente no regulamento deste, havendo a consulta de alguns sites referentes às plantas invasoras e também a consulta de manuais de jardinagem e poda de árvores.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Na disciplina de Ciências Naturais, estudamos o tipo de solo e rochas existentes, a germinação e desenvolvimento de espécies vegetais, observação de agentes polinizadores. Na disciplina de Matemática, pode-se estudar a percentagem de germinação ou plantas que sobrevivem, quantidade de água de rega gasta, cálculo da área utilizada. Em Educação Visual, a ilustração de várias espécies observáveis numa dada época. Em Português, com a elaboração de uma pequena história escrita. Em Inglês, o uso de vocabulário sobre algumas plantas e animais existentes.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
“Se numa escola limpa e ecológica queres estudar!
O melhor que tens a fazer, é dos espaços escolares cuidar!

Póster digital (PDF):