Biodiversidade: Preservar e Regenerar | Trabalhos 2022/23

Escola EB 2,3 Padre Alberto Neto (Sintra)

Escalão: Escalão 2 - Escolas do 2º e 3º Ciclo

Ação realizada:
Limpeza da Ribeira das Jardas

Breve descrição da ação:
Os alunos da turma D do 8º ano, numa atividade interdisciplinar de Ciências Naturais, Físico-Química e Cidadania, deslocaram-se até à Ribeira das Jardas, a um troço próximo da escola, para efetuar uma recolha de lixo e uma monitorização do tipo de resíduos encontrados nesse espaço.

Intervenientes:
Alunos da turma 8ºD com os professores de Ciências Naturais e Físico-Química

Data de realização:
22 de maio

Local de realização:
Ribeira das Jardas, Parque Urbano de Fitares, Rio de Mouro, Sintra

Importância da implementação da ação para a biodiversidade local:
Contribuir para uma consciencialização sobre o tipo de lixo que, ao ser abandonado na proximidade dos cursos de água, vai ser encaminhado para o mar, provocando a morte e o sofrimento de seres que aí vivem e, em última análise, a contaminação de cadeias alimentares que nos incluem. Compreender que os resíduos acumulados na própria ribeira causam contaminação das águas e alterações no fluxo das mesmas, interferindo no equilíbrio dos ecossistemas ribeirinhos.

Descrição das várias etapas de desenvolvimento da ação/ metodologia utilizada:
17 de maio – Planificação da Ação durante a aula de CN – debate de propostas de ação para contribuir para a proteção dos Oceanos e tomada de decisão e calendarização por parte da turma
22 de maio – saída de campo para recolha de lixo, monitorização do tipo de resíduos e levantamento fotográfico, durante as aulas de CN e FQ.
29 de maio – elaboração de marcadores de lixo e pequenos cartazes de sensibilização para a problemática do impacto dos resíduos nos ecossistemas ribeirinhos e marinhos.
9 de Junho – montagem da exposição dos trabalhos realizados nos placares do pavilhão central (a realizar comemoração do Dia Mundial dos Oceanos)

Registo fotográfico das principais etapas do projeto:

Descrição dos principais resultados obtidos e impactes da ação:
Os alunos mobilizaram-se em torno de um objetivo comum, mostrando que são capazes de intervir de forma prática, a nível local, para melhorar o planeta que a todos pertence. Conseguiram também detetar quais os principais resíduos que vão afetar os ecossistemas marinhos e são transportados para o mar. Repensaram no ciclo da água e no impacto da ação humana sobre a qualidade da mesma. A atividade gerou muito interesse e motivou a aprendizagem.

Fontes de pesquisa consultadas para planeamento, desenvolvimento e implementação do projeto:
Foram consultados materiais existentes online, sobretudo os que são disponibilizados no próprio desafio.

Articulação do trabalho com os conteúdos curriculares:
Articulação perfeita com os conteúdos de CN do 8º ano – Ciclos Biogeoquímicos, equilíbrio dos ecossistemas – intervenção humana sobre os ecossistemas – e de F.Q. do 7º e 8º anos – Materiais e Reações Químicas – e Cidadania.

Breve mensagem de sensibilização (tipo slogan) do projeto:
DEVEMOS PRESERVAR PARA O MAR NÃO ACABAR!

Póster digital (PDF):