Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola Básica e Secundária de Figueiró dos Vinhos (Figueiró dos Vinhos)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Escola Básica e Secundária de Figueiró dos Vinhos

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
4,1 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Do Poeiro à Foz de Alge - Um olhar sobre património natural e edificado

Temas das Estações:
-Pista de pesca desportiva do Poeiro - Zona de lazer onde se pratica esta atividade desportiva e onde inicia a caminhada
-Açude da Pista de Pesca – Onde se observa, para além do açude, alguma flora.
-Observação de Fauna e Flora – Observação de aves, como a Garça real e Patos e flora
-Observação de Flora
-Ferrarias da Foz de Alge - Ruínas
-Esporo – Peça de arte urbana
-Ponte sobre a Foz de Alge – onde é possível ver as ruínas e a foz
-Miradouro- Zona de descanso onde é possível ter uma bela panorâmica sobre a foz e é possível tirar belas fotos.
-Fazunchar- Obra de arte Urbana
-Foz de Alge – Onde a Ribeira de Alge se junta ao rio Zêzere
-Parque de Campismo – Local aprazível para pernoitar mas onde também é possível fazer outras atividades como canoagem.

Fichas de Estações:

Autores:
Turmas A e B do 11ºano e professores de Biologia e Geologia (Fernanda Filipe); História (Paula Carvalho; Geografia ( Gina Fernandes); Matemática Aplicada às Ciências Sociais (Sandra Pedro)

2 - Memória Descritiva

Sendo já habitual, no âmbito do Eco-Escolas, a Escola Básica e Secundária de Figueiró dos Vinhos realiza, todos os anos, um Eco-Trilho. Sendo o tema deste ano “A ÁGUA” e tendo em conta os objetivos definidos para a atividade pareceu-nos evidente que deveríamos voltar a participar. Assim, enquanto Coordenadora do Eco-Escolas, abordei alguns professores que logo se mostraram disponíveis para desenvolver a atividade. Foram envolvidos os alunos do 11ºano de Ciências e Tecnologia, Ciências Socioeconómicas e Línguas e Humanidades, num total de trinta e nove alunos e quatro professoras, das disciplinas de Biologia e Geologia, História, Geografia e Matemática Aplicada às Ciências Sociais.
Os alunos foram envolvidos desde o início do processo. Como queríamos um percurso que envolvesse água, pertencesse ao concelho, que tive uma boa biodiversidade, património ambiental, social e cultural e que fosse bonito e agradável de realizar, e assim a escolha acabou por cair sobre o trilho que vai da Pista de Pesca Desportiva do Poeiro até ao Parque de Campismo da Foz de Alge. Por forma a que todo o processo fosse colaborativo utilizou-se o "Drive" onde todos os documentos e recursos estavam disponíveis aos alunos e professores envolvidos. Numa primeira fase criamos o percurso, em sala de aula, na aplicação Wikiloc. Decidimos as estações e pontos de interesse (sendo um percurso do nosso concelho muitos de nós já tínhamos conhecimento do que iriamos encontrar e o que se iriamos querer destacar). No dia 27 de abril, com o apoio do município, que forneceu o transporte, fomos realizar o trilho e recolhemos fotografias e vídeos. Posteriormente, em sala de aula, e depois de previamente ter sido distribuídas as estações e pontos de interesse pelas várias disciplinas envolvidas, estas foram editadas e foram carregadas fotos e vídeos. Foi utilizada aplicação iNaturalist para identificar plantas e animais.
O projeto será divulgado no Facebook e na Newsletter do agrupamento, e foi também elaborado um folheto promocional do percurso que será divulgado no stand do agrupamento nas festas de S.João do concelho.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: