Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola de Hotelaria e Turismo do Porto (Porto)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Escola de Hotelaria e Turismo do Porto

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
3,72 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Entre a Água e a Memória!

Temas das Estações:
1ª Estação - Mergulho no conhecimento - Pavilhão da Água
2ª Estação - Pulmão da cidade - Parque da Cidade do Porto
3ª Estação - Construção das construções - Casa da Arquitetura
4ª Estação - A alma da cidade - MuMma (Museu da Memória de Matosinhos

Fichas de Estações:

Autores:
Turma GT A22 do Curso de Gestão de Turismo

2 - Memória Descritiva

Eco Trilho
Entre a Água e a Memória
No âmbito do projeto “Eco-Trilhos”, a turma de Gestão de Turismo (GT A22) da Escola de Hotelaria e Turismo do Porto, reuniu-se para desenvolver um trajeto desde a cidade do Porto até ao núcleo da cidade piscatória de Matosinhos. Um projeto que nomeamos de “Entre a Água e a Memória”.
A turma começou por reunir ideias, traçando vários percursos. No final, selecionámos o caminho que considerámos mais interessante e relevante a expor: desde o Pavilhão da Água no Parque do Porto até ao Museu da Memória de Matosinhos. A turma fragmentou-se em grupos que iriam trabalhar cada uma das etapas do projeto. O plano ficou então delineado, desenvolver um roteiro que unia o cultural e o natural.
Assim, definiu-se quatro estações que foram interligadas: O Pavilhão da Água, o Parque da cidade, a Casa da Arquitetura e o Museu da Memória de Matosinhos.
Deste modo, o percurso do trilho foi realizado por um dos grupos a pé, que foi documentado na aplicação “Wikiloc”, que poderá ser observada através do QR code, presente no folheto. Adicionalmente todas as estações mencionadas foram contempladas, estudadas, fotografadas e descritas.
O grupo que fez o percurso ficou encarregue de documentar e fotografar partes relevantes do roteiro. Adicionalmente, um outro grupo intitulou e trabalhou as estações, permitindo ao leitor que entenda o contexto do que vai visitar e o ambiente a esperar. Finalmente, um grupo de alunos articulou o projeto, estruturando a pesquisa e verificando cada uma das etapas.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: