Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Jardim de Infância de Serpins (Lousã)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Jardim-de-Infância-de-Serpins

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
3.9km

Duração aproximada:
120min

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
A Água: Percursos e Levadas na vila de Serpins

Temas das Estações:
ESTAÇÃO I: MOINHO DE ÁGUA (Água, Alimentação e Agricultura Sustentável)
ESTAÇÃO II: AÇUDE BARRABÁS; LEVADA DE ÁGUA - MOINHO DE ÁGUA (Água e Biodiversidade)
ESTAÇÃO III: PRAIA FLUVIAL DA SENHORA DA GRAÇA EM SERPINS (Água e Biodiversidade)
ESTAÇÃO IV: AÇUDE DA COVA DO BARRO (Água e Biodiversidade)
ESTAÇÃO V: RESERVATÓRIO DE ÁGUA (Água e Biodiversidade)

Fichas de Estações:

Autores:
Fernanda Gonçalves e Conceição Duarte

2 - Memória Descritiva

MEMÓRIA DESCRITIVA Eco-Escolas_Eco-Trilho_Jardim-de-Infância-de-Serpins
TEMA: A Água: Percursos e Levadas na vila de Serpins
INTRODUÇÃO:
A temática deste projeto relaciona-se com o tema proposto: a Água.
O percurso alerta para a necessidade de preservar a água, para a urgência de adotar comportamentos responsáveis na sua utilização e consumo. Este eco-trilho tem como objetivo sensibilizar para a preservação e conservação da Natureza, assim como para a necessidade de preservação dos ecossistemas e da biodiversidade. Permite a observação dos percursos naturais e de origem humana da água do rio Ceira.
Tem ainda como objetivo dar a conhecer às crianças como a população de Serpins se organizava e ainda se continua a organizar, de forma comunitária, na utilização de um bem comum, tão importante para as suas vidas pessoais, para a economia sustentável da comunidade: a água, mais concretamente, a água do rio Ceira.
Sensibiliza para a importância da água como um bem essencial, cada vez mais escasso. Põe à prova todos os nossos sentidos. Valorizando o rio Ceira, as levadas, os seus diferentes percursos, tão perto do Jardim de Infância, promovendo o seu conhecimento de modo a assegurar o compromisso das crianças de os respeitar e preservar.
Este eco-trilho resultou do trabalho desenvolvido ao longo deste ano letivo com as crianças dos dois grupos do Jardim de Infância de Serpins, com as suas famílias e com a comunidade. Resultou de um trabalho articulado com os dois grupos, que puderam em conjunto desenvolver as propostas de atividades aqui sugeridas.
O Eco Trilho que aqui apresentamos relaciona-se com a vontade de saber mais sobre os percursos de água com que nos cruzamos sempre que fazemos uma saída com as crianças ao exterior do Jardim de Infância.
As levadas, com água corrente, ou apresentando alguma humidade, seguem lado a lado com as estradas e caminhos da vila que percorremos com frequência. As crianças, sempre curiosas, vão fazendo perguntas sobre de onde vem e qual o seu destino.
Fomos sentindo um enorme interesse e vontade de conhecer melhor este património natural e cultural da vila de Serpins. A curiosidade e o desejo de saber mais, as consequentes pesquisas, o envolvimento das famílias, e da comunidade, foram o mote para aqui chegarmos. Registou-se uma forte interação com a comunidade, nomeadamente o atual presidente da Junta de Freguesia e um anterior presidente, já aposentado, detentor de um enorme conhecimento dos percursos de água e da sua organização comunitária, assim como de histórias ancestrais que lhe estão associadas.
As crianças ficaram a conhecer melhor toda a riqueza do seu património natural e cultural. A proveniência das levadas de água, qual a sua utilidade, como a comunidade organiza a sua rentabilização e gestão. Como era antigamente e como se processa agora. As crianças tiveram oportunidade de ver esclarecidas as suas questões, satisfazendo a sua curiosidade.
Em conjunto, no Jardim de Infância, pesquisámos e visualizámos fotos de engenhos parecidos com o que existiu no Açude da Cova do Barro, percebendo o seu funcionamento. Fizemos várias visitas aos diferentes locais aqui referidos, acompanhamos os diferentes percursos de água, desde o ponto de saída do rio até ao objetivo final do seu propósito. Houve igualmente espaço para falarmos dos malefícios da poluição nos cursos de água, nos rios e nos oceanos, tendo as crianças ficado muito sensibilizadas para a necessidade de adquirir comportamentos e praticas conducentes à política dos 5Rs, assim como para as divulgarem junto das suas famílias e comunidade local.
As crianças envolveram-se ativamente em todas as propostas sugeridas, adquiriram uma maior consciência cívica e de cidadania. Sempre muito envolvidas e motivadas, realizaram aprendizagens muito significativas e transversais a todas as áreas de conteúdo das OCEPE.
Com a Junta de Freguesia de Serpins e com o Agrupamento de Escolas da Lousã estamos a articular a colocação de placas em cada uma das estações, com o respetivo QR Code, tornando a informação acessível a quem quiser realizar este percurso.
Para a realização deste percurso não é necessário qualquer material adicional. Sugerimos a recolha de registos fotográficos, de modo à sua utilização como ponto de partida para o desenvolvimento de diversas atividades em sala.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: