Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola Secundária de Fafe (Fafe)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Walk Off Water_Escola Secundária de Fafe

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:
7,96 Km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Eco-Trilho Fafe WOW - Fafe Walk Off Water: Água e Biodiversidade.

Temas das Estações:
Estação 1 – Espaço verde urbano.
Estação 2– Utilização da água/ Espaço verde urbano
Estação 3– Biodiversidade do Parque da Cidade
Estação 4 – Eco-Trilho: Água e lazer
Estação 5– Moinhos e biodiversidade.

Fichas de Estações:

Autores:
André Oliveira N.º 3, 10.º E
Kelson Leite N.º 10, 10.º E
Martim Carvalho N.º16, 10.º E
Pedro Santos N.º17, 10.º E
Rodrigo Barros N.º19, 10.º E

2 - Memória Descritiva

A motivação para participarmos neste projeto nasceu do nosso gosto para fazer atividade física em espaços naturais, explorando a biodiversidade autóctone e a ligação com fontes de água. Por outro lado, sentimos vontade de partilhar e divulgar os valores naturais, culturais e arquitetónicos de Fafe.
Os cinco alunos envolvidos pertencem à turma E do 10.º ano do Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias e as disciplinas que estiveram envolvidas foram: Biologia e Geologia, Cidadania e Desenvolvimento, Português e Filosofia.
Todos os elementos do grupo participaram com empenho e entusiasmo, contudo os alunos Rodrigo Barros e Martim Carvalho revelaram uma maior capacidade de liderança e autonomia.
O primeiro local escolhido para a realização do percurso foi o Rio Ferro e as suas margens. Contudo, quando apresentamos a nossa proposta inicial na primeira reunião do Eco-Conselho fomos aconselhados pela autarquia a pensar noutra alternativa, porque o local que havíamos escolhido iria ser objeto de intervenção e requalificação, em breve. Assim, estudamos novamente a cartografia de Fafe e decidimos propor um percurso que ligasse vários pontos de água dalgumas freguesias de Fafe: fontes, fontanários, ribeiros, praia fluvial.
A pertinência e interesse do percurso relaciona-se com o facto de existir ao longo do mesmo uma forte presença do elemento água e a abundância de espécies autóctones da região. Por outro lado, a proximidade do percurso à zona urbana, foi um fator determinante para a sua escolha.
Como o programa Wikiloc é pago, utilizamos a conta de um familiar para a marcação do Eco-Trilho, por isso surge como autor do trilho o nome "Sarabando MTB Guide".

3 - Elementos Opcionais