Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola EB 2,3 Inês de Castro (Coimbra)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_Escola E.B. 2/3 Inês de Castro (Coimbra)

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Um percurso pela Biodiversidade, Água, Resíduos, Poluição, Alimentação, História, Português e Desporto na escola E.B. 2/3 Inês de Castro

Temas das Estações:
Estação 1- "Inês de Castro e Lusíadas"
Estação 2- "Biodiversidade: orquídeas selvagens"
Estação 3- "Os líquenes e a qualidade do ar"
Estação 4- "A importância da água no corpo humano"
Estação 5- "Biodiversidade e espécies invasoras"
Estação 6- "A preservação dos espaços verdes livres de lixo"
Estação 7- "A água que bebemos na nossa escola"
Estação 8- "Alimentação saudável e sustentável"

Autores:
- Coordenadoras do programa Eco-Escolas na Escola E.B. 2/3 Inês De Castro (Ana Amaro e Rosa Marques)
- Alunos da turma D, do 9º ano
- Alunos da turma A, do 8ºano
- Alunos da turma E, do 9º ano
- Docentes da turma D do 9º ano: Português (Rita Melo), Físico-Química (Ana Amaro), Inglês (Teresa Martins), História (Elvira Santos), Educação Física (Joaquim Alcântara), Ciências Naturais (Sandra Pereira) e Educação Visual (Armando Simões).
- Docentes da turma E do 9º ano: Inglês (Teresa Martins), Educação V

2 - Memória Descritiva

A participação neste projeto surgiu com a ideia do Conselho de Turma da turma D do 9º ano em realizar uma prova pedestre de orientação para equipas, que consistia num percurso ao qual estavam associadas perguntas ou tarefas correspondentes às diferentes estações. Nesta atividade estava previsto trabalho interdisciplinar, com atividades de articulação (Domínios de Autonomia Curricular) entre as disciplinas de Ciências Naturais, Físico-Química, Educação Visual, Português, História e Inglês. Como a docente de Físico Química desta turma também é coordenadora do Programa Eco-Escolas decidimos aproveitar esta ideia e participar na elaboração de um Eco-Trilho.
Estiveram envolvidos neste projeto os alunos das turmas 9ºD, 9º E e 8ºA e as disciplinas de Português, Físico-Química, Ciências Naturais, História, Inglês, Educação Física e Educação Visual. O nível de envolvimento dos alunos foi muito bom, tendo estes manifestado muito interesse e empenho nas atividades realizadas.
O local escolhido foi o recinto da escola E.B. 2/3 Inês de Castro. A escola tem uma área exterior muito grande, propícia a momentos de lazer e à prática de exercício físico. Existe também uma grande biodiversidade, onde se podem encontrar espécies autóctones e também invasoras, sendo um espaço ideal para a realização de saídas de campo e aulas no exterior.
De forma a valorizar este espaço que nalguns locais não é aproveitado pela comunidade educativa e de forma a abranger a participação de várias disciplinas, escolheu-se um percurso que abrange-se temas relacionados com Biodiversidade, Água, Resíduos, Poluição, Alimentação, História, Português e Desporto.
O percurso e as atividades sugeridas estão destinadas a alunos do 9º ano, mas poderão ser adaptadas para qualquer nível de ensino.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: