Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola S/3 Henriques Nogueira (Torres Vedras)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_ (Escola Secundária Henriques Nogueira)

Tipo de trilho: 2

Extensão do percurso aproximada:

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Biodiversidade da periferia urbana

Temas das Estações:
1- Água potável
2- Circunferência
3- Química e Física no planeta
4- Animais marinhos

Fichas de Estações:

Autores:
Turma do 10º D de Ciências e Tecnologias da Escola Secundária Henriques Nogueira

2 - Memória Descritiva

No âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, sob a temática do Desenvolvimento Sustentável e Educação Ambiental, os alunos, do turno de Biologia e Geologia, da turma do 10ºD da Escola Secundária Henriques Nogueira, realizaram uma aula de campo, numa zona da periferia urbana de Torres Vedras, com o intuito de recolherem dados relativos a um ecossistema in loco. A partir desta iniciativa, e em conversa com a Diretora de Turma, tomaram a decisão de participar neste concurso, que acabou por ser adaptado como o Projeto de Flexibilidade Curricular da turma. Para a concretização deste eco-trilho, estiveram envolvidas as disciplinas de Matemática A, Português, Inglês, Biologia e Geologia, Física e Química A e Educação Física. Toda a turma foi envolvida, na medida em que quis realizar um projeto que demonstrasse o empenho, as capacidades e a aplicação dos conhecimentos apreendidos nas diferentes disciplinas. As estações foram pensadas para implementar os conteúdos das diferentes disciplinas através da realização de actividades práticas/lúdicas, que foram aplicadas, pelos alunos da turma, aos participantes no trilho.
A turma começou por explorar o trilho, no âmbito da disciplina de Biologia e Geologia, tendo elaborado, como trabalho final os pósteres que seguem em anexo.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: