Eco-Trilhos Eco-Escolas – Trabalhos 2022-23

Escola Pátio da Inês (Marinha Grande)

1 - Identificação do Trilho

Link do percurso georreferenciado criado no Wikiloc ou Google Maps:

Nome do Trilho:
Eco-Escolas_Eco-Trilho_ [Escola Pátio da Inês]

Tipo de trilho: 1

Extensão do percurso aproximada:
3,02 km

Duração aproximada:

N.º de postos/estações/paragens:

Tema do Trilho:
Natureza

Temas das Estações:
Estação 1: Água
Estação 2: Água
Estação 3: Música
Estação 4: Biodiversidade
Estação 5: Biodiversidade
Estação 6: Imaginação e criatividade

Fichas de Estações:

Autores:
Professora coordenadora do Eco-Escolas, professor de Educação Física, professor de Música e professoras titulares

2 - Memória Descritiva

Esta proposta de atividade desenrolou-se com todos alunos do 1.º CEB e foi desenvolvida no Dia Mundial da Atividade Física, dia 6 de abril. O grande objetivo do desenvolvimento deste projeto e deste trilho era proporcionar às crianças um momento de aprendizagem fora no âmbito escolar, fora das salas de aula. E ainda de alertar as crianças para a necessidade da prática de exercício físico. Para o lançamento deste projeto, foi criado um flyer promocional à caminhada, onde foi publicada na plataforma ChildDiary, promovendo a participação das famílias.
O professor de Educação Física ficou encarregue de com os alunos das quatro turmas criaras estações e o percurso. Com os alunos do 4.º ano, utilizando o Google Maps, foi escolhido e delineado o trilho a realizar. Os alunos deste ano de escolaridade criaram ainda 2 estações, a estação dos Lavadouros, local antigo que se usava para lavar as roupas. E ainda a estação onde é possível encontrar um depósito antigo de água. Ambas as estações remetem para o passado e que nos ajuda a perceber o presente e a perspetivar o futuro. Os alunos do 3º ano ficaram responsáveis por criar duas estações relacionadas com a biodiversidade, numa das aulas de educação física fizeram uma saída para escolher os locais para as estações, onde fosse possível constatar a riqueza da biodiversidade, tendo sido escolhidos: um local onde era possível observar vários cogumelos e um local onde era possível observar um grande campo de flores e fetos.
O 2.º ano ficou encarregue de criar uma estação, criando a estação das construções com elementos da natureza. E o 1.º ano ficou encarregue de criar também uma estação, surgindo a estação da música, onde o objetivo era acompanhar uma música com instrumentos feitos com elementos da natureza.
As professoras titulares ajudaram imenso as turmas que tinham de preparar a leitura do poema, como foi o caso do 4.º ano. Ajudaram ainda na recolha e análise de informação sobre os lavadouros, depósitos de água e sobre os cogumelos selvagens, com as restantes turmas. Esta ajuda foi muito importante pois assim as crianças sentiram-se à vontade para falar sobre o assunto, dando-lhes autonomia e confianças.
O percurso do trilho foi planeado num pinhal perto da nossa escola para facilitar o transporte, pois assim conseguimos ir todos o percurso a pé e para agilizar com os recursos humanos disponíveis.
Com a planeamento, execução e avaliação do trilho é possível constatar que uma saída de campo pode proporcionar momento ricos de aprendizagens, tornando-se numa forma participativa e ativa das aprendizagens e do ensino. Foi possível envolver muitas áreas do currículo, como o Português, o Estudo do Meio, a Matemática, a Educação para a Cidadania, Educação Física, Educação Artística e Educação para a Sustentabilidade. Para além de ter sido possível envolver todas estas áreas, foi ainda possível promover um momento interdisciplinar ou até mesmo transdisciplinar.
O facto de terem sido os alunos a criarem as estações, promoveu-lhe um sentido de responsabilidade, que muitas vezes é algo que fica por desenvolver. Todos os alunos se envolveram de forma ativa e participativa, quer seja no delinear no trilho, na construção das estações ou ainda na participação das atividades em cada estação.
Para além de todas as vantagens da dinamização desta atividade foi ainda mais gratificante para as crianças terem a presenta dos seus familiares, tornando-se um momento de interação entre o meio escolar e o meio familiar, aproximando estas duas realidades.

3 - Elementos Opcionais

Folheto Promocional do Percurso:

Fotos/evidências da concretização do percurso por um grupo da escola ou comunidade: