Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola EB1/PE do Boliqueime (Funchal)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Ao longo do ano letivo, os alunos do 4º ano de escolaridade, através da Brigada dos Recreios, participaram ativamente na dinamização deste desafio. Com o objetivo de envolver todos os alunos e de forma a divulgar o projeto para toda a comunidade escolar, foi elaborado um cartaz, onde se registavam os jogos a realizar por mês e os alunos que iriam proceder à sua dinamização.
Os jogos selecionados e dinamizados foram, na sua maioria, jogos tradicionais, nomeadamente, jogo da cabra-cega, o jogo do anel, jogo do lenço, o rei manda, jogo das latas, entre outros, …
A equipa responsável, composta por quatro alunos do 4ºano, com idades compreendidas entre os 9 e 10 anos, usava um colete, chapéu e placa de identificação, de forma a incentivar o envolvimento dos participantes.
A Brigada promovia jogos no recreio, previamente selecionados, duas vezes por semana, nomeadamente às segundas e quintas-feiras. Os professores responsáveis pelo projeto de Formação Cívica colaboravam com a equipa responsável pela dinamização dos recreios, assim como as assistentes operacionais.
Foram privilegiados jogos tradicionais e de grupo, no sentido de existir interação e envolvimento por parte de todos.
O jogo criado foi uma recriação do tradicional “Jogo da Glória”, que os alunos adaptaram e transformaram num jogo sobre Ecologia. Foi reciclado um jogo já existente na escola e elaboradas perguntas sobre questões ambientais.