Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Centro Escolar de Atouguia da Baleia (Peniche)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Fotografias:

Memória descritiva:
Os alunos da turma ATG7 (1.ºano de escolaridade) do CEAB revelaram muita motivação, ao longo do ano letivo, no que se refere à animação do espaço exterior. Mais recentemente, com a chegada do bom tempo, também ganharam mais vontade em aproveitar o recreio com a realização de diversos jogos. Realizámos algumas aulas de exploração de jogos tradicionais no exterior, que depois os alunos demonstraram, nos recreios, incentivando os restantes colegas; desenhámos diversos jogos no chão com giz, que também foram usados e replicados por todos os alunos da escola; iniciámos a pintura de jogos no chão com tintas (que nos foram cedidas pela Câmara Municipal de Peniche) e que prevemos concluir em meados do mês de junho; apostámos na música ambiente e na criação de mais espaços de sombra (com a colocação de chapéus de sol).
Criámos um novo jogo de roda (inspirado no jogo do lenço). Inicialmente explorámos diversos jogos de roda, de seguida relembrámos as regras do jogo do lenço, posteriormente pensámos em formas criativas de o reinventar. Apontámos as sugestões dos alunos no quadro e assim criámos as regras do novo jogo. Depois construímos o cubo a partir de uma caixa de cotonetes e com restos de papéis coloridos que nos tinham sobrado da atividade do Carnaval.
Fomos todos para o exterior “testar” o novo jogo. Correu muito bem e divertimo-nos bastante. Agora, levamos sempre connosco o cubo para o recreio e já toda a gente da escola conhece e joga ao jogo “Roda ao teu ritmo”.
Realizámos também alguns vídeos das atividades desenvolvidas que divulgámos na página oficial do Agrupamento e nas páginas do Facebook do Agrupamento e dos Coordenadores Eco-Escolas.