Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola EB1 de Ferrel (Peniche)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
O jogo - À descoberta de Peniche foi oferecido à escola pela Câmara Municipal de Peniche. É um jogo tipo jogo da Glória, que permite que vários alunos joguem em simultâneo.
Inicialmente foram os professores e as Assistentes Operacionais a orientar a dinâmica do jogo, mas depois passaram a ser os alunos mais velhos (membros da Brigada do Recreio) a dirigir o mesmo. Todos os dias (exceto quando a meteorologia não permitiu) a Brigada colocava o jogo no pátio e cada turma rotativamente jogava ao jogo (a escola tem cinco turmas, cada turma jogava uma vez por semana).
A implementação desta atividade imprimiu uma nova dinâmica no recreio, pois mesmo aqueles que não jogavam, assistiam entusiasticamente.
Foi um jogo que além de transmitir aos alunos muitos conhecimentos sobre o concelho onde moram, também permitiu envolver todos os alunos, os mais novos, os mais velhos, os alunos de outras nacionalidades ou com necessidades educativas especiais, os mais introvertidos ou os mais competitivos. As tarefas propostas pelo jogo eram bastante divertidas e dinâmicas, pelo que os alunos aderiram com bastante entusiasmo!
Esta atividade foi de facto uma mais valia para a vida do nosso recreio, mudou a sua rotina, o foco passou a ser outro e as próprias relações entre os alunos sofreram uma mudança positiva.