Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola EB 2,3 de Palmeira (Braga)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Este jogo foi recriado e dinamizado pela brigada formada por alunos de uma turma do 8.º ano, com idades compreendidas entre os 12 e os 14 anos.
Pretendeu-se com esta recriação não só promover o enriquecimento de atividades no recinto escolar; o envolvimento de diferentes alunos da escola, implementando uma prática inclusiva; contribuir para a preservação dos jogos tradicionais e ainda aplicar, brincando, os conhecimentos sobre educação ambiental adquiridos.
Os alunos, em contexto de sala de aula, elaboraram cartões com questões sobre a temática ambiental e no recreio desenharam e pintaram os retângulos para o jogo.
Este jogo do salta pocinhas foi jogado algumas vezes, com destaque para os dias do Eco-escolas (ver vídeo) e dia das tradições. No dia do Eco-escolas, como ainda não tinham sido feitos e pintados os retângulos, foram usados arcos de Educação Física. Mas além do jogo do Salta-Pocinhas , ao longo do mês de março e no dia das tradições foram dinamizados outros jogos tradicionais, como por exemplo: Gincana a saltar; Jogo do estica; Jogo da Macaca jogo da Tração da Corda; jogo das cadeiras; jogo das latas; jogo da argola no parafuso.