Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Infantário o Golfinho (Câmara de Lobos)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Informação sobre a brigada:
A brigada é constituída por quatro crianças com cinco anos de idade. Estão a frequentar o último ano do pré-escolar.
Dinamizam duas atividades lúdicas mensais (jogos tradicionais) para um grupo de aproximadamente crianças com idades compreendidas entre os três e cinco anos.
Memória descritiva do circuito
Este circuito foi feito com o objetivo de proporcionar momentos de partilha, convívio e comunicação, bem como desenvolver habilidades como equilíbrio, agilidade, coordenação motora e sentido espacial.
O material utilizado para a elaboração do circuito foram restos de papel autocolante já existente na escola, tesoura, lápis e borracha.
Inicialmente seria para as crianças realizarem as atividades individualmente e de forma ordeira, pelo que foi possível verificar após várias tentativas, que não resultaria devido à tenra idade das crianças envolvidas. Foi explicado às crianças como deveriam proceder perante cada obstáculo e as crianças exploraram livremente.
Memória descritiva da cantiga de roda
Este é um exemplo de uma atividade que é possível realizar no recreio sem recursos materiais. Existe uma infinidade de canções de roda e podem ser adaptadas a cada realidade escolar.
Nesta atividade foi feita uma roda de crianças em que uma delas se dirige para o centro e finge estar a dormir. As restantes crianças andam à volta e cantam a canção até ao fim. A atividade termina quando todas as crianças tiverem ido ao centro da roda.
O objetivo desta atividade para além dos momentos de partilha e convívio, é estimular a criatividade, a imaginação, a coordenação motora e exercitar a comunicação oral.