Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Colégio do Sagrado Coração de Maria (Ourém)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Fotografias:

Memória descritiva:
RECREIOS COM VIDA
- Em grupo ECO chegou-se à conclusão de que esta atividade poderia ser dinamizada por alunos de 8.º ano de escolaridade. Posteriormente, algumas alunas de 7.º ano também mostraram interesse em participar e integraram este pequeno grupo.
- Formou-se, então, a Brigada dos Recreios com Vida, constituída por sete alunas de 7.º e 8.º anos.
- A atividade foi orientada pela Coordenadora do Programa Eco-Escolas.
- Começámos por realizar algumas reuniões preparatórias.
- Foram escolhidos 3 dias, à hora de almoço, para a realização da atividade "Recreios com Vida".
- Selecionaram-se os jogos a dinamizar.
- A atividade foi divulgada entre a comunidade escolar.
- Os jogos escolhidos foram diferentes para os três dias (3.ª, 4.ª e 5.ª feira), contudo, a pedido de vários alunos, mantivemos o jogo da corda de saltar durante os três dias.
- As alunas da Brigada dos Recreios com Vida orientaram os jogos e também participaram.
- Do 5.º ao 9.º ano de escolaridade, muitos foram os alunos que participaram nos jogos.
JOGOS DINAMIZADOS: Corda de saltar (grande) - Corrida de tampinhas - Va.ri.nha Má.gi.ca (jogo criado para esta atividade) - Corrida da bola na colher - Jogo do tiro ao guizo - Jogo dos arcos - Acerta no garrafão - Saltar ao elástico - 3 Pauzinhos.
A dinamização dos jogos irá continuar, com a frequência de 1 vez por semana, num dos únicos 2 dois dias em que é permitida a utilização de telemóveis pelos alunos à hora do almoço (3.ª ou 5.ª feira).