Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola EB da Boavista - Lourinha (Gondomar)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Fotografias:

Memória descritiva:
JOGOS do Projeto “RECREIOS COM VIDA”
No âmbito da participação da Escola Básica Boavista/Lourinha, no Projeto “Recreios com Vida” do Programa Eco Escolas, as crianças da Educação Pré-escolar, criaram e dinamizaram vários jogos no recreio, que estão disponíveis diariamente, sendo utilizados de forma autónoma pelas crianças. Em grupo ou individualmente, as crianças jogam de forma lúdica, gerindo e negociando as regras pré-estabelecidas e encontram novas formas de jogar, onde se divertem e reforçam competências emocionais e sociais.
Dividimos os jogos em dois grupos, “Pintura de jogos no chão do recreio” e “Vamos Construir… dar nova vida aos materiais reutilizáveis!”
Os responsáveis “Brigada” pela dinâmica dos jogos, são escolhidos diariamente, das turmas da educação pré-escolar, turma 0B, 0C e 0D (75 crianças). A Brigada é rotativa, dando possibilidade a todas as crianças de se responsabilizar e dinamizar os jogos.
É de salientar, alguns momentos de partilha, nomeadamente em atividades de articulação com o 1º ciclo, padrinhos e afilhados, brincando em conjunto, sendo uma estratégia posta em prática uma vez por semana, à sexta-feira, com a turma do 2ºB. Com a dinamização destas atividades, as docentes articulam as diferentes áreas curriculares entre os dois níveis de ensino (Domínio da Matemática e Domínio da Educação Física, Área de Formação Pessoal e Social e Conhecimento do Mundo.
Sendo crucial o envolvimento das famílias nas dinâmicas do Jardim de Infância, no Dia Internacional da Família, os jogos no recreio foram uma mais valia à participação e à vivencia de momentos de alegria e convívio na escola.
Assim, as dinâmicas implementadas no recreio, deram mais vida e alegria ao espaço escolar, tendo como objetivos principais os seguintes:
• Promover atividades lúdicas no recreio diariamente;
• Envolver as turmas da educação Pré-escolar em dinâmicas de pequeno grupo de forma autónoma;
• Envolver turmas do 1º ciclo, em dinâmicas de grupo abrangendo as diferentes áreas curriculares;
• Relembrar e promover jogos tradicionais;
• Proporcionar espaços de partilha e convívio;
• Dinamizar os jogos criados no Dia da família;
• Utilizar diferentes objetos para os jogos (patelas, tampas, pequenos sacos de areias, paus, …);
• Reutilizar diversos materiais na construção de novos jogos;
• Divulgar/promover os jogos e as atividades desenvolvidas.