Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola Básica Vasco Santana (Odivelas)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Este desafio “Recreios com Vida” foi proposto a uma turma do 6.º ano da escola, com um total de 22 alunos. É de notar que alguns destes alunos revelavam pequenos conflitos que ocorriam sempre no decorrer dos intervalos, a par de outros alunos que, habitualmente, estavam sempre conectados aos seus dispositivos móveis, isolando-se com fones e perdendo assim os intervalos nos corredores, sem frequentarem o espaço exterior envolvente da escola.
A Brigada dos “Recreios com Vida” constituída por 6 alunos, de cada vez, contou com o apoio da professora das disciplinas de Cidadania e Desenvolvimento, Área Criativa e Educação Musical, enquanto Diretora de Turma, assim como das coordenadoras do programa Eco-Escolas e das assistentes operacionais afetas ao Centro de Apoio à Aprendizagem, no sentido de dinamizar junto dos alunos também essas atividades, que decorreram além do recreio, tal como a comemoração da lição 100 com a professora de Português e estendendo-se às aulas em que se registou a eventual ausência de algum professor.
É de salientar que foram de imediato selecionados jogos tradicionais que pudessem promover o convívio saudável para esta turma, que se tornou de seguida a própria dinamizadora desses jogos para os restantes alunos das turmas do 2.º e 3.º ciclo da escola, que demonstravam interesse em participar nos mesmos. Foi possível contar com o apoio por parte do professor de Educação Física, que facultou algum material como as sacas, a corda e as latas, para realizar o Jogo da Corrida das Sacas, o Jogo da Corda e o Jogo das Latas, respetivamente.
Destaca-se ainda o precioso apoio dos alunos do Centro de Apoio à Aprendizagem para a elaboração de outros jogos, tais como o Jogo dos Rolos e o Jogo do Galo, através da reutilização de materiais reciclados, nomeadamente, rolos de papel, cartão e tampas. Estes participaram nas atividades do referido desafio “Recreios com Vida”, com orientação por parte da Brigada e com os restantes alunos do 6.º ano, salientando-se um grande entusiasmo de todos os alunos, proporcionando uma interação social plena, tornando-se um convívio saudável e inclusivo.