Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola Básica do Vale de S. Torcato (Guimarães)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Ao longo do presente ano letivo, foram dinamizados semanalmente jogos tradicionais e atividades lúdicas, com o objetivo de promover dinâmicas de ocupação de tempos livres saudáveis, aproveitando os espaços exteriores da escola.
Estas dinâmicas, para além de procurarem diminuir os impactos negativos do uso da tecnologia no bem-estar dos alunos, tinham ainda como objetivo desenvolver competências sociais e emocionais, nomeadamente o relacionamento interpessoal, a comunicação, espírito de iniciativa e espírito criativo dos alunos.
A divulgação destas atividades foi feita através da colocação de cartazes pela escola, e do convite aos alunos para participarem.
Semanalmente, às terças e às quintas-feiras e durante o intervalo do almoço, os alunos foram convidados a dinamizar e participar em jogos tradicionais coletivos, saltar à corda, Jogo das latas e corrida de sacos. Para além da dinamização de jogos tradicionais, os alunos tiveram a oportunidade de exprimir a sua criatividade através da pintura do recinto escolar com giz.
Ainda no âmbito do Projeto “Recreios com Vida”, os alunos do Clube Eco-Torcatinho foram convidados a constituir a brigada “Recreios com Vida”.
O objetivo da equipa que dinamiza os “ Recreios com Vida” foi incentivar estes jogos para os próximos anos letivos.
A dinamização das atividades teve um balanço bastante positivo, ao permitir a interação e desenvolvimento de relações sociais e emocionais entre os alunos de todos os anos letivos, promovendo a partilha de práticas saudáveis.
A equipa dos “Recreios com Vida”:
Coordenadora do Programa Eco-Escolas, Professores de Educação Física e Desporto Escolar