Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola Básica 2,3 Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega Júnior (Santa Cruz)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Quem dinamizou esta atividade foram os alunos da turma 3 do 6º ano, sob a coordenação da Diretora de Turma, e também professora de Educação Tecnológica.
A fim de envolver todos os alunos, foram feitos grupos, sendo que cada um deles teria a função de dinamizar um jogo tradicional.
Deste modo, foram formadas as seguintes Brigadas:
- Brigada 1- 5 alunos;
- Brigada 2 – 5 alunos;
- Brigada 3 – 4 alunos.
Duas alunas ficaram com a função de repórteres: divulgação da atividade, fotografar e gravação dos vídeos com os testemunhos, podendo ajudar ainda na logística do jogo.
Deste modo, estiveram envolvidos 14 alunos.
Durante o mês de maio, procedeu-se à escolha e conceção do jogo, assim como à produção da informação para divulgar e promover a atividade, quer nas aulas quer nas Assembleias de Turma
No final do mês de maio, passou-se à prática. Face ao tempo disponível para decorrer o jogo, optou-se pelos intervalos.
Brigada 1 - 1º Ciclo
Brigada 2 - 2º Ciclo
Brigada 3 - 3º Ciclo
Assim, a Brigada Recreios Com Vida decorreu com uma frequência de 3 jogos por semana durante o mês de maio.
Refira-se ainda o seguinte:
- apesar da supervisão da docente responsável, os alunos foram ganhando cada vez mais autonomia na organização das práticas;
- esta atividade foi também inserida no Projeto Pedagógico de Turma, cujo tema é “Jogos tradicionais”.
Com certeza uma atividade para continuar nos nossos recreios.