Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola EBI/JI de Alvito (Alvito)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Fotografias:

Memória descritiva:
O Projeto foi desenvolvido com alunos do 1º Ciclo (com idades compreendidas entre os 5 e 10 anos de idade). No total foram envolvidos 88 alunos, pertencentes às turmas do 1º, 2º, 3º e 4º anos de escolaridade, com inclusão de todos os alunos que MSAI (Medidas Educativas de Apoio à Inclusão), pertencentes às turmas em questão.
Em detrimento do presente desafio Eco-Escolas, foi um criado um Projeto Intergeracional no Agrupamento de Escolas de Alvito, intitulado “As raízes do Brincar”, que consiste na criação de contactos e encontros intergeracionais, onde é pretendida a troca e partilha de experiências sobre o Brincar entre miúdos e graúdos (alunos do 1º ciclo do Ensino Básico do AECA e alunos da Universidade Sénior), sendo então uma parceria e conjugação de sinergias entre alunos, professores, funcionários e outros agentes da comunidade educativa resultado da parceria do AECA, o CLDS 4G de Alvito, a Universidade Sénior de Alvito e o Clube da Natureza de Alvito. Assim, ao longo de três Encontros Intergeracionais, dois realizados no espaço exterior do perímetro do 1º Ciclo e um no Estaleiro da Câmara (para criação de materiais).
Assim, este desafio constitui-se como uma ponte para a criação deste Projeto Escolar, onde crianças e idosos, além de partilharem conhecimentos e vivências, tiveram a possibilidade de observar os graúdos a realizar jogos tradicionais, o que agradou os miúdos.
Assim, durante o processo, os alunos (tanto do AECA bem como da Universidade Sénior), contaram com o apoio, supervisão e orientação da Terapeuta Ocupacional do Agrupamento, Docentes titulares de turma, Técnicos Superiores (Universidade Sénior) e Assistentes Operacionais.
Tendo em conta as várias experiências, foram criados/adaptados três jogos de exterior, no espaço circundante e de recreio do 1º Ciclo, sendo eles:
- Jogo da Caracoleta Glória (equivalente ao jogo da glória);
- Jogo da Macaca;
- Jogo do Galo Cocoró (equivalente ao jogo do galo).
Estes jogos foram escolhidos porque além de sublinharem a importância da preservação das raízes tradicionais, têm diferentes graus de dificuldade, podendo ser facilmente adaptados às competências de cada aluno (vertente inclusiva). Além destes fatores, deve ser evidenciada a importância de brincar ao ar livre e, aproveitar o espaço que os alunos têm à disposição, onde pode ser privilegiado o convívio e comunicação entre todos.
Como o modelo dos jogos foi desenhado no chão, também os alunos participaram na sua confeção, sendo elementos fundamentais na pintura dos mesmos.
É de realçar que as peças de madeira foram criadas pelos alunos da Universidade Sénior no estaleiro da Câmara Municipal de Alvito e, foram oferecidos aos alunos do 1º Ciclo para poderem jogar e divertir-se no espaço exterior da escola.
Para a realização do projeto, destaca-se o uso dos seguintes materiais:
- Papel Esquiço;
- Fita de pintor;
- Pincéis de diferentes tamanhos;
- Lápis e giz;
- Tintas acrílicas de diversas cores (para exterior e para madeira);
- Peças diversas em madeiras (aproveitamento de restos de madeira disponibilizados pela Câmara Municipal de Alvito);
- Verniz para madeira;
- Computador com acesso à internet e ferramenta de produção de texto.
Os procedimentos e preparação deste desafio ocorreram ao longo do segundo e terceiro trimestre do presente ano letivo, perspetivando-se a sua continuidade em anos letivos seguintes.
Em detrimento do projeto, foi constituída a Brigada do Recreio. Foi definido que a Brigada atua mensalmente, alterando os seus membros no final de cada mês, para que todos os alunos possam experienciar as funções. Assim, a Brigada do Recreio tem a função de assegurar que, pelo menos, num dos intervalos do dia, existam crianças a jogar/participar nos vários jogos disponíveis no Recreio do 1º Ciclo, bem como em utilizar/brincar no Parque Infantil e no campo desportivo.