Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Colégio Oceanus (Vila Nova de Gaia)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Na sequência do trabalho de projeto desenvolvido em articulação entre as disciplinas de Artes e Cidadania, denominado: “Luz da infância” / “Viagem no tempo e na história do meu país”, as crianças realizaram uma entrevista aos seus familiares, com o objetivo de melhor conhecerem a infância dos seus pais e avós. Entre as várias questões (entrevista), interrogaram, os seus familiares, sobre as brincadeiras que mais faziam na infância e que tradições vivenciaram.
A curiosidade despertou e logo se descobriram brincadeiras e jogos tradicionais, que têm passado de gerações em gerações.
Com a crescente necessidade de se dinamizarem atividades diversas de inclusão e integração, no espaço exterior, potenciando, deste modo, o bem-estar e felicidade de todos, os alunos do 3º ano, do Colégio Oceanus, quiseram pôr em prática alguns dos jogos tradicionais partilhados pelas famílias, numa dinâmica interjecional significativa.
Selecionaram vários jogos tradicionais e nas aulas de Educação Física, todas as crianças participaram na realização dos jogos escolhidos, orientados pelos professores, de forma a melhor compreenderem as regras de cada jogo e posteriormente poderem ser eles mesmos a dinamizar no recreio estas atividades com outros colegas.
Estipulou-se um dia da semana, para a realização destes jogos tradicionais no recreio e criaram-se equipas “Brigada do recreio com vida”. As “Brigadas do recreio com vida”, ficaram responsáveis pela dinamização dos jogos no recreio, assim como, pela conservação, organização e arrumação do material. Construiu-se um placard onde se colocaram semanalmente as fotos das crianças responsáveis pelos jogos dessa semana. Os elementos da “Brigada do recreio com vida” estiveram no recreio devidamente identificados.
De entre os recursos materiais existente na escola, selecionaram-se alguns e produziram-se outros com material reciclado, numa vertente de sustentabilidade.
Divulgou-se esta iniciativa, nas diferentes turmas, apelando à participação de todos nos recreios. Uma vez por semana (quinta-feira) com a supervisão de adultos (auxiliares e professora titular de turma) e colaboração da “Brigada do recreio” foram assim dinamizadas estas atividades – jogos tradicionais – que tem envolvido pequenos e graúdos.