Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga (Braga)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Hoje em dia o telemóvel tem uma forte presença nas nossas vidas e, particularmente na vida estudantil. São utilizados por todas as faixas etárias particularmente pelas mais jovens permitindo-lhes realizar variadas tarefas e aceder a informações com rapidez e, na maior parte das vezes, fidedignas.
Mas o uso do telemóvel em excesso pode levar à dependência, tirando capacidades sociais e de comunicação e limitando os relacionamentos interpessoais.
Atento a esta realidade, o Conservatório de Música Calouste Gulbenkian de Braga, criou um projeto para combater esses vícios e incentivar os alunos a reduzir o uso do telemóvel, promovendo um conjunto de atividades físicas e culturais que proporcionam os alunos momentos de convívio e um passatempo diferente ao de estar no telemóvel.
Uma vez por mês os intervalos das aulas são animados com pequenos momentos musicais de vários instrumentos que são compostos por ensembles de sopros, harpas, guitarras e alunos de piano, classes de ballet, jogos tradicionais e atividades desportivas, em que se disponibilizam materiais, tais como, bolas de futebol, redes de vólei e badmington, raquetes de ping-pong, entre outros. Estas actividades espalham-se pelos vários espaços do conservatório (recreio do primeiro ciclo, átrio, lago, bufete, anfiteatro exterior, área exterior da biblioteca).
O “Dia sem Telemóvel” tornou-se um hábito no Conservatório. Para além de contribuir para a saúde e o bem-estar dos alunos, são dadas oportunidades para se relacionarem de uma forma mais pessoal e comunicativa; desenvolvendo a parte afetiva e dando a possibilidade de poderem realizar outros tipos de atividades e desenvolver outras competências. Caso tivessem o telemóvel, ficariam grande parte do tempo “prisioneiros" deste dispositivo, visualizando informações pouco interessantes e repetitivas, mas viciantes. Os alunos descobriram que podem passar os intervalos de uma forma divertida sem usar o telemóvel. Esta atividade tem sido revestida de sucesso uma vez que já há alunos que preferem ocupar os seus intervalos diários de formas mais lúdicas. Podemos já afirmar que: Há vida nos nossos Recreios!