Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Externato de S. José (Lisboa)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Este projeto foi lançado ao Conselho Eco-Escolas, os alunos do segundo ciclo ficaram muito entusiasmados e decidiram concretizar o projeto. Numa primeira reunião foi definido quais os jogos a dinamizar, foi estipulado que seria todas as quartas-feiras desde maio até ao final do ano durante a hora de almoço. Foram criadas as diferentes brigadas, estas aferiram os materiais necessários e as regras dos seus jogos (corrida de sacos; ovo na colher; futebol humano; jogo do galo; jogo da mosca; jogo do mata; cabra-cega; jogo da bola ao Capitão). O Jogo do Saco dos Feijões foi exclusivamente feito com materiais reutilizados, os alunos usaram lençóis velhos que foram cortados em pequenos quadrados (lado = 10 cm), colocaram-se feijões e a nossa querida Assistente Educativa Ana coseu à máquina os sacos; o senhor Rui, fez na oficina o orifício na placa de madeira que um aluno encontrou num caixote de lixo. Numa reunião foram definidas as regras do jogo. Quer os alunos que constituem as brigadas quer os alunos que participaram nos jogos manifestaram que foi muito interessante e divertido voltar a jogar estes jogos tradicionais e que devemos manter esta atividade no próximo ano letivo.