Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola Básica Fonte dos Escudeiros (Benavente)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
A Brigada do Recreio é formada por alunos das várias turmas existentes na escola, do primeiro ao quarto ano, sendo a faixa etária dos mesmos, compreendida ente os 6 e 10 anos. A brigada realiza-se duas vezes na semana, no período do intervalo da manhã e têm como objetivos preservar o espaço do recreio e incentivar os colegas à prática de jogos tradicionais.
No espaço do recreio, estão desenhados dois jogos da macaca, um jogo de círculos, para jogar ao pé coxinho. Até à altura do jogo estar concluído, os alunos jogaram ao jogo da macaca e dos sacos.
A brigada, após algumas pesquisas de jogos, para o espaço do recreio, sugeriram que fosse desenhado no recreio, um jogo parecido ao do Trivial Pursuit, mas com perguntas dos temas do Eco Escolas.
Desta forma, as turmas do 3º e 4º ano selecionaram um conjunto de questões, sobre os temas do ano. Em articulação com as atividades de enriquecimento curricular, foi desenhado no espaço do recreio o tabuleiro do jogo, com tintas de várias cores. Após a seleção de perguntas, as mesmas foram impressas e plastificadas, em folhas A4, com cores por categoria (água, mar, energia, biodiversidade, floresta e diversos). Em conjunto com a brigada, foi realizado o regulamento do jogo. Por fim, foram feitos pequenos cartões( medalhas), com os símbolos das categorias, para os alunos que acertassem na resposta certa. O jogo já foi jogado por todas as turmas da escola e foi um sucesso.