Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola Básica de Delães (Vila Nova de Famalicão)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Memória descritiva:
Recreios com Vida
Jogo do Pneu Ecológico
Jogo dinâmico e divertido, levando os alunos a vivenciarem brincadeiras de antigamente. A corrida inclui a articulação de diversas disciplinas: Educação Física, Estudo do Meio e Matemática.
Os alunos testam as suas capacidades de velocidade, equilíbrio, deslocamento, controlo de postura, agilidade e orientação espacial. Conhecimentos sobre os temas-base do programa Eco-Escolas: água, resíduos e energia. Assim como na aplicação das unidades de medida de tempo e cálculo com adições.
Toda a organização e execução do jogo é da responsabilidade da brigada. A brigada é constituída por 4 elementos, sendo cada elemento representado por um aluno de cada ano de escolaridade (1º ano, 2º ano, 3º ano e 4º ano).
O aluno do 4º ano irá dar início ao jogo, vigia as regras do jogo, conta e regista os tempos das equipas na grelha. Com a ajuda do aluno do 3º ano farão o somatório dos tempos para verificarem qual a equipa vencedora.
No decorrer do jogo o aluno do 1º ano estará no primeiro posto, o aluno do 2º ano no segundo posto e o aluno do 3º ano no terceiro posto. Todos com a tarefa de questionarem os jogadores e verificarem se as respostas estão corretas.
Os participantes serão alunos que voluntariamente queiram participar no jogo, estes devem sempre conduzir os pneus com os paus (um em cada mão), cujas pontas entram no interior, sendo que apenas os paus podem guiar os pneus. Se deixarem cair o pneu ao chão, o elemento da brigada ajuda a retomar à posição correta. Em cada posto devem responder corretamente às perguntas feitas pelos restantes membros das brigadas, se não conseguirem responder podem e devem ter a ajuda da equipa. Não podem passar ao posto seguinte sem acertarem na resposta. Existindo assim oportunidade para estimular a camaradagem, a comunicação e as habilidades de liderança. Aumentando a confiança e a partilha de saberes.
Quando o jogador responde corretamente à última questão, o jogo termina e é automaticamente registado o tempo desse jogador, na grelha.
Segue a segunda equipa a realizar o mesmo percurso com as mesmas regras.
O jogo termina quando todos os participantes acabarem o percurso.
Escola Básica de Delães