Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Jardim de Infância de Santa Maria (Estremoz)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Recreios com vida
O recreio é um espaço privilegiado no Jardim de Infância. Semear, plantar, jogar, descobrir, fazer piqueniques, correr, saltar, são atividades que aí desenvolvemos e fazemos imensas aprendizagens.
O jogo "As pulguinhas do Sr, Crock" foi criado a partir de um antigo jogo que a educadora jogava na sua escola (há mais de 50 anos) e que foi recriado/reinventado partindo dos interesses das crianças
É um jogo de chão onde foi pintado uma personagem de histórias e o objetivo é empurrar com os dedos uma "pulguinha" (tampa de plástico com foto da criança) da cauda até à cabeça. Ganha quem chegar primeiro. O importante neste jogo é aprender a cumprir regras, respeitar os colegas, aceitar o perder, brincar e divertirem-se, para além de desenvolver a motricidade fina. O jogo pode ter outras configurações como uma estrada em que as tampas em vez de ser pulgas podem ser carros, bicicletas, e pode até integrar regras de trânsito.
Este estabelecimento tem apenas crianças em idade pré-escolar mas o jogo pode ser jogado por todas as idades. O recreio foi enriquecido com outros jogos como a macaca que também foi pintado no chão. Prevemos continuar o projeto com outros jogos e percursos.