Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola Básica Artur Patrocínio (Mafra)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
“Recreios com Vida” foi associado ao Projeto “Comunidades Educativas” a decorrer na nossa Escola. Foi criado um dia para interação com a família, que participou na realização de atividades, jogos e dinâmicas no espaço exterior do recinto escolar com o objetivo de diminuir a importância dada a alguns desportos, nomeadamente ao futebol, por parte dos rapazes conhecer e reviver jogos tradicionais. Com a organização desta atividade, pretendeu-se promover o enriquecimento de atividades no recinto escolar, procurar envolver todos os alunos da escola e comunidade educativa, implementando uma prática inclusiva.
A dinâmica implementada recaiu em jogos tradicionais como a macaca, jogo da corda, saltar à corda, jogo do burro, jogo da malha, arcos, jogo das andas, jogo do berlinde, entre outros criados pelos alunos. Para além da diversão dos jogos, foram criados espaços de convívio. Aqui a ação recaiu, no reaproveitamento de bobines de madeira. Após reflexão da sua utilidade, mesas e bancos de apoio, procedeu-se ao seu embelezamento. Foram pintadas de branco por um adulto e decoradas com as mãos de todos os alunos, e noutras desenhados jogos. Encontram-se distribuídas pelo espaço escolar, exterior e interior e têm tido muita utilidade, foi uma forma de os alunos se reunirem, conversarem, lancharem ou realizarem fazer outras tarefas.
“Recreios com Vida” foi complementado com a atuação da Psicóloga ao serviço na nossa escola, que dinamizou a atividade: “Somos o que Fazemos” projeto de treino que desenvolveu competências socio emocionais, jogos no intervalo, por equipas, com a responsabilidade de fazer registos numa tabela com simbologia.
Quem entrar na nossa Escola sente, certamente, a alegria e harmonia da presença de registos vivos das dinâmicas deste projeto que tem unido todos. A cada ano letivo que passa, sente-se o aumento do conforto e da inovação, assim como a adesão dos encarregados de educação na participação destas ocorrências motivadoras.
Jogos planeados, criados e dinamizados pelas crianças:
Os temas Biodiversidade, Mar, Reciclagem, e Animais, foram fonte de inspiração para a temática da criação de jogos assim como: “Pesca o Peixinho”; “Pesca ao Plástico”. Surgiram na continuidade dos temas eco-escolas refletidos em aula, com apelo à reciclagem e à preservação oceanos. Com materiais simples foram criados jogos e atribuídos vários slogans de acordo com o tema do jogo. Aqui ficam anunciados alguns exemplos:
“-Vamos à pesca, mas queremos peixinho saudável sem microplásticos.” (o apanha-moscas foi adaptado a cana de pesca, com íman para pescar os peixinhos saudáveis onde a água não está poluída.)”
- “Na beleza da natureza insetos vamos observar…Vem abelhinha para o doce mel eu saborear…”
(O apanha-moscas, foi transformado em rede de captura insetos.)
“- Vamos colher plásticos para os peixinhos salvar”, "Lixo não devo espalhar , se o encontrear, no Eco-Ponto devo depositar"
Jogo para aplicar as regras da separação do lixo.
Acompanhado de slogans compostos pelas crianças.