Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Jardim de Infância de Seide S. Miguel (Vila Nova de Famalicão)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Este desafio foi realizado com 20 crianças, de 4 e 5 anos, da educação pré-escolar.
O desafio foi apresentado às crianças que manifestaram muito interesse em participar. Estava dado o mote para um projeto que estava em consonância com outros projetos implementados no nosso jardim-de-infância, nomeadamente, Projeto Erasmus "Play and Learn in Nature" e Projeto "Ter Ideias para mudar o mundo", assim como, passou a fazer parte do projeto de investigação-ação da nossa Estagiária, no âmbito do Curso de Mestrado em Educação de Infância e 1° Ciclo, da Universidade do Minho.
Reuniu-se uma equipa que fez uma pesquisa na internet dos jogos tradicionais que existiam e foi perguntar aos seniores do Centro Social quais os jogos que faziam quando eram crianças. Fez-se o registo da informação recolhida e decidiu-se não só fazer o jogo da malha, mas criar um Kit com todos os jogos que ficamos a conhecer.
Para tal empreitada, achamos melhor pedir a colaboração das famílias e, deste modo, envolvê-las na construção dos jogos. Reunimos e dividimos as famílias em grupos que ficaram responsáveis, juntamente com as crianças, de fazer os jogos usando materiais naturais (madeiras, cordas de sisal) ou reutilizados (botões, latas, meias velhas, tecidos, elástico).
Foi neste espírito de cooperação e de respeito pelo ambiente que criamos o Kit de Jogos Tradicionais, cuja inauguração juntou no parque da freguesia, num sábado à tarde, a comunidade educativa (educadoras, crianças e famílias) para Brincar como antigamente, como se pode confirmar através deste link
https://youtu.be/H33PrPBxTVU
O jogo da malha foi feito com o aproveitamento de ramos de árvore que foi podada. Os ramos foram cortados em rodelas para serem utilizados como patelas e em forma de pinos (ou mecos). Levaram uma base de primário protetora e de seguida foram envernizados. Para guardar o jogo reutilizou-se uma caixa em madeira que foi pintada pelas crianças, tendo na tampa registadas as regras do jogo.
O jogo da malha é apenas um exemplo dos cerca de 20 jogos que foram construídos e que, agora fazem parte das brincadeiras diárias das crianças.