Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Universidade Sénior de Rio Tinto (Gondomar)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
A Implementação do projeto Recreios com Vida surgiu da necessidade de criar um projeto intergeracional na Universidade Sénior de Rio Tinto, com o objetivo de fomentar a interação entre os alunos da USRT e as crianças das escolas do 1º Ciclo de Rio Tinto.
Ambas as gerações beneficiaram da partilha de experiências, convívio e diversão em atividades partilhadas e, através desta interação, aprenderam sobre os mundos e modos de vida umas das outras desafiando estereótipos culturais ligados à idade ou género.
Através do contato frequente e renovado com crianças, os alunos da Universidade Sénior afirmam que se sentem mais úteis, contribuindo também para a sociedade. Este sentimento traz energia e promove a sua saúde e bem-estar.
Inicialmente começou-se por questionar os alunos da Universidade Sénior sobre quais os jogos e brincadeiras que realizavam aquando andavam na escola. As respostas foram variadas, desde o jogo do pião, macaca, elástico, berlindes, o jogo da Sameira, o jogo da bandeirinha entre outros.
No decorrer das várias sessões, a Brigada dos Recreios da USRT dinamizaram alguns dos jogos sugeridos pela comunidade da USRT, contudo para o trabalho final do projeto ficou decidido a apresentação do Jogo Corrida de Sameiras, uma vez que foi o jogo que a maioria das crianças não conhecia.