Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola Básica D. Luís de Loureiro (Viseu)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Por forma a enriquecer e valorizar o Recreio da escola com jogos tradicionais foi proposto a todos os docentes que lecionam a disciplina Projeto de Integração Curricular que colaborassem na dinamização do projeto "Recreios com Vida". Esta mesma atividade foi apresentada aos nossos parceiros Eco-Escolas e solicitada ajuda na aquisição do material para a realização da mesma. Assim, depois de nos cederem o material, começámos a trabalhar e fomos pintando vários jogos no Recreio da nossa Escola. A escolha do jogo a concurso foi difícil, pois vários jogos foram idealizados, todos eles com bastante adesão por parte dos alunos. No entanto, o Jogo do Alvo reuniu consenso, pois pode jogar um conjunto mais alargado de alunos e inserir conteúdos curriculares através da aplicação de questionários. Poderão ainda realizar as peças para lançar (bolas) com materiais recicláveis. Este foi o jogo selecionado por reunir todas estas características. Assim a turma do 5.º H foi a selecionada para dinamizar o Jogo do Alvo. Foi escolhido o melhor local do recreio da escola e começaram por desenhar no chão a giz o que já tinham previamente feito no papel. Usaram um compasso de quadro para o alvo e fita de pintor para as barras. Depois pintaram de várias cores. Outro grupo de alunos tratou de elaborar o Guião do jogo.
As ouras turmas e outros elementos do 5.º H, pintaram os bancos de cimento do recinto escolar e desenharam jogos de tabuleiro como o Jogo do Galo, as Damas, o Jogo dos 3 em linha. Também se encontra em fase de conclusão o circuito de BTT, muito apreciado pelos alunos. Jogos como a macaca, pista de corrida, golfe também se encontram no recreio da nossa escola.
O recreio da nossa Escola ficou mais bonito, colorido e motivador. Assim os alunos poderão divertir-se e desenvolver competências no exterior da escola, aproveitando o ar livre e realizando atividades que eles tanto gostam.
Frequentemente e principalmente nos momentos sem aulas, os alunos vão jogar os jogos espalhados pelo recinto escolar, o Jogo do Alvo em particular.