Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola Básica Nº1 de Frazão (Paços de Ferreira)

Regulamento:

Vídeo - apresentação do jogo (opcional):

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
O Projeto “Recreios com Vida” foi implementado na EB nº1 de Frazão durante o 2º semestre.
Número de alunos: 41 alunos (Turma C e D)
Nível de escolaridade: 2º ano e 3º ano
Brigada dos Recreio com Vida: 4 alunos do 4º ano
Número de atividades dinamizadas: 3 - (“Apanha o lixo”, “Macaca” e “Jogo do Galo”
Frequência: Semanal e/ou quinzenal
As atividades foram dinamizadas pelos alunos sob a monitorização de um Professor da Escola Básica nº1 de Frazão, no espaço exterior do recinto escolar com o intuito de dar a conhecer os jogos tradicionais usando material reciclável.
Pretendemos com a organização desta atividade, promover o enriquecimento de atividades no recinto escolar, procurar envolver todos os alunos da escola, implementando uma prática inclusiva.
Quanto ao jogo criado para os «Recreios com vida», criamos o «Apanha o lixo».
O jogo é muito simples. Os alunos têm que apanhar o lixo, que foi previamente espalhado no recreio pela Brigada, e coloca-lo no ecoponto certo. Ganha o grupo o fizer em menos tempo.
Com a implementação destes jogos, conseguimos levar os nossos alunos a reconhecerem a importância dos jogos tradicionais de modo a serem praticados e não esquecidos, motivar os agentes educativos a desenvolverem estratégias para a inclusão de todos os alunos e proporcionar novos espaços de partilha, convívio e comunicação nos nossos recreios.