Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola EB/JI de Lousado (Vila Nova de Famalicão)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Fotografias:

Memória descritiva:
Com este projeto “Recreios com Vida”, pretendemos promover o enriquecimento de atividades lúdicas no recinto escolar, envolvendo todos os alunos da escola em atividades e jogos inclusivos e com potencial para fortalecer os laços de amizade entre todos. A dinâmica implementada recaiu em jogos tradicionais, tais como: a macaca, o jogo da corda, o jogo das latas, a corrida do “ovo” na colher, a corrida de sacos, o jogo do elástico, entre outros.
Para a implementação deste projeto, foi montado um circuito que constitui as “Olimpíadas de jogos tradicionais”. Neste circuito, são dinamizadas atividades lúdicas e jogos tradicionais no recinto de recreio, que serão monitorizadas por uma brigada, a “Brigada dos Receios com Vida”.
Pretendemos promover dinâmicas de ocupação de tempos livres saudáveis, aproveitado os espaços exteriores da escola, bem como proporcionar momentos de partilha, de convívio e comunicação. Pretendemos ainda desenvolver habilidades Físico-Motoras, como o equilíbrio, a agilidade, a coordenação motora e o sentido espacial. Com este projeto, foram ainda valorizados costumes e tradições, com a seleção de jogos tradicionais que pais e avós faziam nas suas brincadeiras, quer na rua como nos recreios escolares. Deu-se prioridade à criação de jogos coletivos, permitindo a participação de alunos de todos os anos de escolaridade (do 1º ao 4.º ano). Os jogos foram criados com componentes e materiais reutilizáveis.
Para a concretização dos “Recreios com Vida” foram selecionados alunos, das turmas dos 3.º anos, uma vez que são as turmas responsáveis pela implementação deste projeto na Escola Básica de Lousado. O grupo de alunos que integra a “Brigada dos Recreios com Vida”, terá a função de auxiliar na dinamização das atividades e jogos previstos, orientando os alunos participantes, explicando-lhes as dinâmicas e as regras dos jogos.
A frequência destes jogos/atividades varia consoante o interesse manifesto dos alunos, no entanto, a média é uma vez por semana. O espaço escolar conta com diversos jogos pintados no chão e as “Brigadas dos Recreios com Vida”, monitorizam a utilização destes espaços, envolvendo todos os alunos da escola, dos diferentes níveis de escolaridade.
A dinamização destes jogos/atividades teve um balanço muito positivo, ao permitir a integração e interação, bem como o desenvolvimento de relações de amizade entre alunos da escola.