Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola EB de Santa Luzia de Lagares (Felgueiras)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Fotografias:

Memória descritiva:
O Projeto “Recreios com Vida” foi implementado na EB de Stª Luzia _ Lagares durante o 2º e 3º período de acordo com o ritmos de trabalho dos alunos.
O nosso projeto consiste na realização de atividades, jogos e dinâmicas no espaço exterior do recinto escolar com o objetivo de diminuir a importância dada a alguns desportos, nomeadamente ao futebol, por parte dos rapazes, e despertando o interesse para jogos mais tradicionais. também constatamos que a nossa escola não tinha nenhuma outra alternativa.
Pretendemos, com a organização desta atividade, promover o enriquecimento de atividades no recinto escolar, procurar envolver todos os alunos da escola, implementando uma prática inclusiva.
A dinâmica implementada recaiu em jogos tradicionais como a macaca, jogo da corda, saltar à corda arcos e o cavalete musical.
Os jogos são simples. como o da macaca e do galo, foram realizados por todas as turmas do Ji pois aproveitávamos o tempo do recreio para aos poucos concretizarmos a atividade.
Com a implementação destes jogos conseguimos levar os nossos alunos a reconhecerem a importância dos jogos tradicionais de modo a serem praticados e não esquecidos, motivar os agentes educativos a desenvolverem estratégias para a inclusão de todos os alunos e proporcionar novos espaços de partilha, convívio, comunicação nos nossos recreios.