Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola Básica da Malva Rosa (Vila Franca de Xira)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
A opção da realização do jogo galo surgiu a partir da observação do espaço exterior, o recreio, onde já existem os brinquedos do parque, jogos da macaca, o campo de jogos, mesa de ténis, labirintos e com a intenção de dar uma nova vida ao espaço do telheiro com mesas de madeira, promovendo a interação entre pares, na ação de brincar com recurso a um jogo de mesa. O jogo selecionado foi o Jogo do Galo, pela sua simples construção e possibilidade de participação de todas as turmas, desde a Pré ao 4º ano.
A Brigada dos Recreios é constituída pelos alunos do 3º e 4º ano, definida por um cronograma semanal rotativo. É responsável pela distribuição dos jogos, 14 na totalidade, e monitorizar o cumprimento das regras. A implementação do projeto tem uma frequência de uma vez por semana por turma, ou seja, à semelhança da ocupação do campo de futebol no intervalo da manhã, foi estipulado num cronograma o dia da semana correspondente a cada turma, em cada um dos intervalos.
Assim, nos recreios da nossa escola, ou mesmo nos dias de chuva, o Jogo do Galo para além de ser muito divertido e dinâmico, desenvolve a competição de uma forma saudável!