Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola Básica Integrada de Santa Cruz da Trapa (São Pedro do Sul)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
Como nos recreios da nossa escola interagem crianças/jovens desde o 1.ºciclo até ao 3.º ciclo, decidimos criar uma atividade que pudesse incluir pelo menos dois desses ciclos.
Este projeto foi dado a conhecer aos alunos do 6.ºano que demonstraram bastante vontade de participar. Voluntariam-se de imediato quatro alunos do 6ºB, os mesmos que compõem a brigada dos recreios com vida, a Sónia, o Fábio, a Catarina e o Afonso. Estes alunos disponibilizaram parte dos seus intervalos para conviverem e divertirem-se com os seus colegas mais pequenos (do 1.º ciclo). Foram eles que orientaram todas as dinâmicas e participaram também na sua escolha e construção do circuito.
Juntamente com a animadora social da escola, Inês Marques, e a dinamizadora do clube de Ciência Viva, Isabel Cardoso, decidimos construir uma atividade que englobasse jogos tradicionais, alguns bem conhecidos pelos alunos. Alterou-se um pouco a forma de jogar de cada um deles e construiu-se um circuito numa das partes do recreio onde, uma vez por mês, estas dinâmicas foram feitas pelos alunos do 1º ciclo, com a ajuda e orientação da brigada.