Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola Básica Frei Gil (Oliveira do Bairro)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Clique aqui para ver o vídeo na página do YouTube.

Fotografias:

Memória descritiva:
O recinto exterior da Escola que funciona como recreio possui vários jogos marcados no chão. Atualmente são pouco usados e pouco atrativos, uma vez que apresentam cores já bastante desvanecidas pelo passar do tempo.
Na auditoria ambiental os alunos consideraram que se deveria melhorar os espaços exteriores da escola com mais equipamentos lúdicos, pelo que o desafio “Recreios com Vida” foi uma oportunidade para investir neste domínio.
Aproveitando as tintas oferecidas pela Câmara Municipal, decidiu-se começar pela recuperação dos jogos já existentes e estimular a sua utilização, até no âmbito disciplinar, no próximo ano letivo.
Com a chegada das tintas já no final de maio, apenas foi possível restaurar o Jogo da Macaca, perspetivando-se, no entanto, a continuação da recuperação dos restantes jogos no próximo ano.
Foi lançada a ideia, pelas coordenadoras do Eco-Escola, a alunas do 6º e 7º anos de escolaridade que, de imediato, aceitaram a proposta e, com a supervisão da professora de Educação Visual e Tecnológica, do 2º Ciclo, prof. Alexandra Águeda, foram então reavivadas as cores originais do jogo. Primeiro, as alunas pintaram o interior de cada casa - “macaca” e, depois de secar, realçaram os seus limites e com recurso a um stencil renumeraram as casas, de 1 a 9.
Foi um processo simples e motivador para as alunas envolvidas e que estimulou a atenção dos outros alunos para este jogo tradicional. Este desafio contribuiu também para a valorização dos espaços escolares.