Recreios com Vida | Trabalhos 2022/23

Escola EB 2,3 Bernardino Machado Joane (Vila Nova de Famalicão)

Regulamento:

Vídeo dos testemunhos:

Fotografias:

Memória descritiva:
Na atividade "Recreios com Vida" participaram os alunos das turmas 5º G e 5.º H, num total de 50 alunos envolvidos. Foram dinamizados 12 jogos diferentes: a Macaca, Jogo do Galo, Jogo de Damas, Jogo de Xadrez, o Ovo na Colher, o Jogo das Latas, o Jogo do Mata, Jogo do Par ou Pernão, Jogo do Bom Barqueiro, Jogo do Elástico, Jogo do Lencinho, e o jogo criado pela Brigada "Separar para Ganhar". O jogo criado por eles, teve muito sucesso e uma grande adesão por parte de todos os alunos, uma vez que era divertido, apelativo e relativamente fácil, revestindo-se, ainda, de uma componente educativa, no sentido em que alertou os alunos para a importância de, nomeadamente, reciclar e reutilizar, como forma de evitar a poluição existente. Foram nomeados 4 alunos de cada turma para fazerem parte da Brigada dos Receios. Sempre que possível, os alunos cantaram e acompanharam as melodias com pandeiretas e tambores.
Para a realização do jogo “Separar para Ganhar” foi elaborado um quizizz com um conjunto de questões sobre reciclagem. Os alunos foram divididos em grupos de 3 ou 4 elementos. A equipa que tiver menos pontos, terá de fazer recolha de resíduos presentes no chão e colocá-los no respetivo ecoponto.
Estas atividades foram dinamizadas várias vezes ao longo do ano letivo. Todos os jogos realizados pelas duas turmas (pinturas da Macaca no chão, e dos tabuleiros dos Jogos do galo e de Damas/Xadrez, foram e são utilizados por todos os alunos da escola, nos intervalos e outros tempos livres.